1º lote de vacina contra covid-19 cobre 7% dos grupos prioritários em Mato Grosso

Levando-se em conta apenas a distribuição por média, cada um dos 141 municípios imunizaria 465 pessoas

(Foto: Reprodução/Internet)

O primeiro lote de vacina para a imunização contra a covid-19 cobrirá apenas 7% do grupo prioritário em Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) deve iniciar esta semana a distribuição de CoronaVac, imunizante produzida pelo Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac. 

Conforme anúncio governo estadual no início de manhã de hoje (18), o Ministério da Saúde destinou 65,7 mil doses para Mato Grosso. Com essa quantidade será possível vacinar as primeiras pessoas de 11 grupos prioritários com a primeira dose. 

O Plano Estadual de Operacionalização da Imunização contra a Covid-19 distribui esse público-alvo em oito grupos. No cálculo de imunização completa eles somam 1.682.728 doses. 

Os dois primeiros incluem trabalhadores da saúde (77.636), pessoas com 60 anos ou mais institucionalizadas (2.382), povos indígenas (23.976), pessoas de 80 anos ou mais (45.505) e pessoas de 75 a 79 anos (43.484). 

Cada município conseguirá vacinar 465 pessoas, se considerada simplesmente a distribuição por igual das 65,7 mil doses. O critério de distribuição ainda não foi definido pela SES. O Ministério da Saúde orienta que sejam priorizados os trabalhadores de saúde nesse primeiro momento. 

Somente em Cuiabá a prefeitura estima que o grupo prioritário inclua 125 mil pessoas, passando pelos servidores da saúde, professores e idosos com 60 anos ou mais. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHomem invade casa da ex-mulher e tenta estuprá-la em Cuiabá
Próximo artigoLançamentos de carros elétricos de luxo vão incrementar concessionárias em Cuiabá