109 crianças e adolescentes morreram violentamente em MT em 2020

Na faixa etária de 5 a 9 anos de idade, 76% conheciam o agressor, conforme estudo sobre violência no Brasil

Imagem ilustrativa (Foto: Divulgação)

Mais de 100 crianças e adolescentes até 19 anos foram mortos de maneira violenta e intensional em Mato Grosso, no ano passado. Os números são partes do Panorama da Violência Leta e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, divulgado nessa sexta-feira (22). 

O estudo é uma parceria do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).    

A maior parte das mortes atingiu adolescentes entre 15 e 19 anos de idade. Em Mato Grosso, a faixa etária teve 97 casos, do total de 109 registrados. Esse número faz parte da estatística nacional, com 31 mil casos. 

Essas vítimas têm um perfil predominantemente masculino (92%) e negro (79%). As mortes por intervenção policial representaram 17% dos casos no Estado. 

O Brasil teve uma média de 6,97 mil mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes por ano. Essa média já se repete há pelo menos cinco anos. Entre 2016 e 2020 foram ao menos 34,9 mil casos de pessoas até 19 anos de idade assassinadas.   

Outras 12 mortes violentas entre crianças e adolescentes em Mato Grosso aconteceram na faixa etária entre 5 e 14 anos de idade. 

Situação do crime

Conforme o estudo, entre as crianças, das vítimas de 5 a 9 anos de idade, 55% são meninas. E, de até 4 anos de idade, 35% são do sexo feminino. As armas de fogo foram usadas em 47% das mortes de 5 a 9 anos de idade, e em 45% das crianças de até 4 anos de idade.  

Outros fatores indicam as diferenças entre os crimes envolvendo as crianças e os adolescentes. Na faixa etária de 5 a 9 anos de idade, 76% conheciam o agressor.   

Entre 15 e 19 anos de idade, o autor da morte é desconhecido em 56% dos casos.  

Muda também o local da violência, de 5 a 9 anos de idade, em 31% das vezes o crime aconteceu dentro de casa, percentual que cai para 13% em relação aos jovens de 15 a 19 anos de idade. Nessa faixa etária, 46% das mortes acontecem na rua. 

 (Com Agência Brasil)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorTamanho do absurdo
Próximo artigoFarra com prêmio-saúde faz parte de máquina eleitoreira, diz sindicalista