14 de julho de 2017 - 20:38

Taques quer parcerias para aumentar comércio com bolivianos

Governador reuniu-se com mandatário do estado de Santa Cruz. Será realizada uma roda de conversa entre empresários

da Redação

pautas@olivre.com.br

O governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), quer aumentar as parcerias do estado com o Departamento Autônomo de Santa Cruz, na Bolívia. Dessa forma, Taques pretende incrementar o comércio com o país vizinho.

Taques teve um encontro com o governador de Santa Cruz, Rubén Costas Aguilera, para debater novas ações conjuntas entre os dois governos. Atualmente, as duas unidades já trocam informações em segurança pública.

Uma das ações propostas é uma roda de negociações entre empresários mato-grossenses e empresários bolivianos. Essa rodada de negócios deve acontecer no início de setembro e vai contar com a participação do Sebrae.

A ideia, segundo o governador, é fomentar o comércio entre as duas unidades, tendo em vista a proximidade entre os dois territórios. "Ficamos muito tempo de costas para o Oeste da América do Sul, estamos buscando reverter isso", justificou Taques. 

Como forma de aproximar ainda mais as duas unidades, Taques anunciou que Mato Grosso terá um espaço na maior feira de exposição de Santa Cruz de la Sierra, a Expocruz. A exposição será realizada no fim de setembro, como parte das comemorações do aniversário de Santa Cruz de la Sierra.

Na reunião, Taques também tratou do voo direto entre Cuiabá e Santa Cruz. Ambos concordaram com a importância para as duas unidades. "Não é razoável que se gaste 24 horas para chegar aqui em Santa Cruz de la Sierra, sendo que é possível fazer o trecho em 1h05m", disse o governador mato-grossense. 

Rubén ressaltou a necessidade de integração do oeste. "É muito importante tudo isso porque Mato Grosso e Santa Cruz estão no centro da América do Sul, não há como mudar isso", disse ao explicar a importância da Integração entre os dois povos.  (Com Assessoria de Imprensa)