09 de janeiro de 2018 - 07:21

Sicredi confirma suspensão de consignados a servidores do Estado

Banco alega que “questões operacionais do sistema” causaram problemas na recontratação de empréstimos

Mikhail Favalessa

, da Redação

mikhail.favalessa@olivre.com.br

Assessoria de imprensa

Sicredi agência

O Sicredi confirmou que servidores estaduais que possuem empréstimos consignados com o banco estão impossibilitados de fazer um novo contrato. A suspensão dos consignados, de acordo com o banco, ocorre devido a “questões operacionais do sistema”.

De acordo com uma denúncia recebida pela reportagem, porém, os consignados foram suspensos aos servidores por falta de repasses do Governo do Estado. O servidor, que pediu para não ser identificado por temer represália, afirmou que foi informado por um gerente do banco sobre a suspensão dos empréstimos. A resposta foi dada pelo representante do banco quando o servidor tentou refazer um empréstimo consignado de R$ 15 mil.

No caso noticiado pelo LIVRE, os descontos continuam sendo feitos na folha de pagamento, mês a mês, normalmente.

O banco não deu prazo para que a situação seja resolvida. Segundo o Sicredi, a contratação de consignados para servidores que ainda não possuem empréstimo junto ao banco podem ser feitas normalmente em todas as agências no Estado.

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges) informou que apenas administra os descontos na folha de pagamento e repassa as informações à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), que é responsável por fazer os pagamentos com recursos da Conta Única.

A Sefaz informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os repasses ao banco estão em dia.

Informações não oficiais do governo indicam que, em outubro de 2017, houve atrasos nos repasses a diversas empresas responsáveis pelos consignados, mas a situação teria sido normalizada.

Veja o comunicado enviado pela assessoria de imprensa do Sicredi:
Comunicamos que a contratação de crédito consignado pelos servidores públicos do Estado de Mato Grosso junto às cooperativas integrantes ao Sistema Sicredi, pode ser realizada em todos os municípios do Estado, apenas por servidores que ainda não contrataram o serviço na cooperativa.

Para os servidores que já possuem contrato de consignado vigente, novas contratações estão suspensas devido a questões operacionais do sistema.

O Sicredi e o Governo de MT trabalham para que o serviço seja retomado em breve.