07 de dezembro de 2017 - 19:38

Nilson Leitão assume liderança do PSDB na Câmara Federal

Mato-grossense vai liderar a quarta maior bancada da Câmara e terá papel central na montagem do palanque presidencial em 2018

Guilherme Waltenberg e Gabriele Schimanoski

, da Redação

pautas@olivre.com.br

Assessoria

Nilson Leitão Fpa deputado

Deputado Nilson Leitão substitui o deputado Ricardo Tripoli (SP)

O deputado federal Nilson Leitão é o novo líder da bancada do PSDB na Câmara Federal. A decisão foi tomada na noite desta quinta-feira (7), em reunião da cúpula tucana. Ele substitui o deputado Ricardo Tripoli (SP) e passa a liderar os 46 deputados do partido. 

O PSDB é dono da quarta maior bancada na Casa, atrás apenas do PT, PMDB e do bloco que inclui o PP e o Avante. Dessa forma, Nilson, que atualmente preside da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), terá papel relevante nos próximos passos do partido. De um lado, ele irá coordenar o desembarque dos tucanos da base aliada do presidente Michel Temer. Por outro, terá papel relevante na montagem do palanque do candidato presidencial do PSDB em 2018, que deve ser o governador paulista Geraldo Alckmin. 

A decisão da bancada foi tomada no início da noite desta quinta-feira (7), em Brasília. Entre os nomes colocados, estavam o de Betinho Gomes, representante de Pernambuco, e Rogério Marinho, do Rio Grande do Norte. Essa é a primeira passagem de Leitão pela liderança da bancada. Antes ele foi líder do bloco de oposição ao governo Dilma Rousseff (PT) na Câmara.

 

A decisão dos deputados foi tomada dois dias antes de o PSDB escolher o novo presidente do partido, que será o governador paulista Geraldo Alckmin. Uma das primeiras tarefas do tucano mato-grossense será a pacificação da bancada, que ficou dividida durante a presidência interina do senador Tasso Jereissati. De um lado, estavam os tucanos chamados "cabeças pretas", que pregavam, junto ao senador, o desembarque unilateral do partido do governo Temer. Do outro, os "cabeças brancas", com postura oposta.