14 de novembro de 2017 - 07:36

Lula fará caravana em Mato Grosso e visitará duas cidades no estado

Ex-presidente quer aumentar sua influência no estado onde o PT tem proporcionalmente menos votos

Lázaro Thor Borges

, da Redação

lazaro.borges@olivre.com.br

Agência Estado

Lula

Visita prestigiará apoiadores do ex-presidente, como o deputado estadual Valdir Barranco e o deputado federal Ságuas Moraes

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará duas cidades de Mato Grosso em dezembro. A viagem faz parte de um planejamento inicial que incluía as regiões Norte, Nordeste e parte de Minas Gerais. Estas duas últimas já foram realizadas por Lula.

A expectativa da militância petista é que o ex-presidente vá ao município de Juína e visite Cuiabá logo em seguida. Juína é a base eleitoral do deputado Ságuas Moraes, onde o PT tem influência. O partido venceu quatro eleições consecutivas para a prefeitura do município.

O itinerário será encerrado com a visita à capital mato-grossense. Quando ficou confirmada a chegada do ex-presidente, membros do PT sugeriram diversas cidades para integrar a rota, como Sinop, Rondonópolis e Tangará da Serra. Mas os pontos de parada foram reduzidos por conta da agenda de Lula.

Mato Grosso deverá ser, aliás, a última parada da viagem às regiões da Amazônia Legal. Nos estados do norte do país, Lula pretende levar o projeto “Brasil Quero Ouvir Você”, um mecanismo de contribuição coletiva que lançado para desenvolver o programa de governo petista em 2018.

O mês de dezembro como data da viagem principalmente por conta do início do período chuvoso, quando a delegação prevê que os percalços de trajeto sejam menores. De qualquer forma, o ex-presidente fará as viagens de avião. A última vez que o petista esteve em Mato Grosso foi em 2018, quando Lúdio Cabral se candidatou à Prefeitura de Cuiabá.