14 de fevereiro de 2018 - 17:30

Fim de prazo se aproxima e mais da metade dos eleitores ainda não fizeram a biometria

Faltando um mês e meio para acabar o prazo, 234 mil eleitores ainda não procuraram os postos do TRE

Karina Cabral

, da Redação

karina.cabral@olivre.com.br

Ednilson Aguiar/O Livre

cadastramento biométrico,TRE

Nesta quarta-feira (14), o posto do shopping 3 Américas tinha pouco mais de 20 eleitores

A procura continua grande nos postos de cadastramento biométrico do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas não o suficiente. Cerca de 234 mil eleitores em Cuiabá ainda não realizaram o cadastramento obrigatório - o que corresponde a mais da metade do total estimado de votantes - que é de 418 mil pessoas.

As filas, que até pouco tempo estavam virando esquinas e causando muita reclamação entre os eleitores, começaram a diminuir. O posto do shopping Três Américas, por exemplo, estava quase todos os dias com filas que chegavam a sair do shopping (o posto fica no segundo andar e as pessoas ficavam nas escadas).

Até a sexta-feira (09), 184 mil eleitores realizaram o cadastramento biométrico na Capital. O cadastramento é obrigatório e pode ser feito até o dia 30 de março. O eleitor que não o realizar terá o título cancelado.

Em 2017, o TRE fez diversas campanhas de chamamento para os eleitores. O cadastramento podia ser agendado, porém, a procura era pequena e muitas pessoas agendavam e faltavam no dia.

Nessa quarta-feira (14), a equipe do LIVRE foi ao posto do 3 Américas por volta das 13 horas, quando o atendimento foi retomado após o feriado, e encontrou pouco mais de 20 eleitores. Na semana passada, depois de dois novos postos serem abertos (um não oficial), as filas no posto do 3 Américas, que antes eram formadas por eleitores que chegavam até de madrugada e muitos não conseguiam ser atendidos, já começaram a diminuir.

Filas TRE

Fila no posto do shopping 3 Américas no dia 26 de janeiro

Na última sexta-feira (09), por exemplo, 466 pessoas foram atendidas no posto do Shopping 3 Américas, enquanto no dia 25 de janeiro, antes da abertura de novos postos, 284 pessoas haviam sido atendidas. Apesar de um número menor ter sido registrado anteriormente, as filas diminuíram drasticamente.

O TRE acredita que a diminuição da procura nesta quarta-feira (14) seja reflexo do retorno do feriado, porém, os números registrados pelo tribunal na semana passada mostram que a procura continua grande. A assessoria do TRE afirmou que a diminuição das filas se deve ao fato de os eleitores estarem procurando também os novos postos, dividindo assim o número de atendimentos por local.

O órgão irá realizar novas campanhas de chamamento, para que os eleitores procurem os postos. A assessoria informou ao LIVRE que não há a possibilidade de a biometria deixar de ser obrigatória esse ano e que os eleitores que não a realizarem terão o título cancelado e precisarão pagar multa.

Embora o valor da multa para quem não votar seja baixo, R$ 3,00, não ter o título implica em várias coisas, como a proibição de assumir cargos públicos, ou de se matricular em faculdades federais e estaduais.

Em Cuiabá, seis postos estão disponíveis: Casa da Democracia – das 8 horas às 18 horas; Goiabeiras Shopping – 10 horas às 20 horas; Shopping 3 Américas – das 10 horas às 19 horas; Ganha Tempo do CPA I – das 8 horas às 18 horas; Assembleia Legislativa – das 8 horas às 17 horas e no Fórum de Cuiabá – das 08 horas às 17 horas.

A Unimed da Barão também possui um posto não oficial, porém, o local atende a poucas senhas por dia.