18 de abril de 2017 - 11:16

Emanuel nomeia vice cassado em VG para secretaria

Wilton Coelho Pereira, cassado pela Justiça Eleitoral por caixa 2, vai assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano

da Redação

pautas@olivre.com.br

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou nesta terça-feira (18) que Wilton Coelho Pereira, assessor da Secretaria de Governo, vai assumir a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano no lugar de Singlair Ciekalsli de Musis. 

A ex-secretária vai compor um grupo de trabalho para atuar no projeto do aniversário de 300 anos de Cuiabá, que serão completados em 2019. 

O comunicado foi feito pelo Facebook, e Emanuel aproveitou para lembrar que Wiltinho é servidor da prefeitura de Cuiabá "há quase 30 anos" e que "foi titular da pasta de Assistência Social na Prefeitura de Várzea Grande em duas oportunidades". Também teceu elogios: "é um companheiro de longas jornadas, experiente, trabalhador incansável".

O prefeito só não mencionou que o novo secretário foi eleito vice-prefeito de Várzea Grande em 2012, mas acabou cassado junto com o então titular, Wallace Guimarães, pela prática de caixa dois na campanha (leia reportagem do Tribunal Regional Eleitoral aqui). A cassação levou a segunda colocada, Lucimar Campos, a assumir a prefeitura em 2015.

O episódio, claro, foi lembrado nos comentários do post de Emanuel: "Como uma pessoa que foi cassado recentemente (sic) serve para alguma coisa? Por favor me responda", questionou um seguidor do prefeito.

Caixa 2
Wallace e Wiltinho recorreram da cassação, mas o Tribunal Regional Eleitoral manteve a decisão em janeiro do ano passado. De acordo com a sentença, mais de R$ 2 milhões em despesas de campanha foram omitidas e pagas com recursos não contabilizados oficialmente. A Justiça Eleitoral também identificou - por meio de quebra de sigilo bancário - que houve um esquema de triangulação de recursos para ocultar os reais doadores. 

Entre as despesas de campanha "por fora" estavam o pagamento de mão de obra para site, assessoria de imprensa, pesquisa eleitoral, combustíveis, material impresso e material audiovisual. 

Leia mais