10 de agosto de 2017 - 08:57

Emanuel busca parceria para educação, emprego e mobilidade nos EUA

Prefeito de Cuiabá embarca no próximo sábado (12) e retorna no dia 23; vice Niuan Ribeiro assume chefia da capital no período

Laura Nabuco

, da Redação

laura.nabuco@olivre.com.br

Ednilson Aguiar/O Livre

Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (PMDB), embarca na madrugada deste sábado (12) para os Estados Unidos. A missão oficial do peemedebista inclui reuniões em busca de investimentos nos setores de educação, emprego, tecnologia e mobilidade urbana. Ainda, a inclusão do aniversário da capital mato-grossense no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU).

Emanuel retorna ao Brasil no dia 23. A viagem oficial foi autorizada pela Câmara de Cuiabá. Neste período, o vice Niuan Ribeiro (PTB) assume o comando da prefeitura.

Emanuel cumprirá agenda em Nova Iorque, Washington e Miami. Entre os compromissos estão reuniões com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a assinatura de um Termo de Cooperação com a empresa Microsoft.

Fará também uma visita à Central de Inteligência e Controle dos sistemas semafórico e de segurança do Departamento de Polícia de Nova York.

Com o BID, o prefeito vai discutir projetos de financiamento de ações de mobilidade urbana para Cuiabá, bem como de desenvolvimento ambiental e tecnológico. A intenção é obter recursos a fundo perdido, ou seja, que não causem um endividamento do município.

Já na sede da Microsoft, o termo de cooperação técnica visa um projeto social de capacitação de pessoas para o mercado de trabalho e de aplicação de soluções para problemas da área da educação pública.

Cuiabá 300 anos
Entre os compromissos relacionados às comemorações do tricentenário da cidade, estará uma visita ao artista plástico brasileiro Romero Britto. O prefeito deve convidá-lo para integrar as ações comemorativas dos 300 anos de Cuiabá.

Na sede da ONU, Emanuel terá ainda reuniões com a Câmara de Comércio e o consulado brasileiro. Vai debater o envolvimento do corpo diplomático da Organização nas ações de divulgação dos 300 anos de Cuiabá.

Comitiva
Além do prefeito, viajam para os Estados Unidos o titular da Secretaria Extraordinária dos 300 anos, Junior Leite, e um assessor de comunicação.
A primeira-dama Márcia Pinheiro acompanhará o grupo. De acordo com informações do Palácio Alencastro, ela mesma custeará suas despesas.

(Com informações da assessoria)