11 de agosto de 2017 - 08:13

"Brasil tem jeito porque eu vejo o exemplo de Lucas do Rio Verde", disse Temer

Ele subiu em uma colhedora e chegou a arriscar manusear a máquina ao lado do ministro Blairo

Gabriele Schimanoski

, da Redação

gabriele.schimanoski@olivre.com.br

Alan Santos/Presidência

Temer visita lavoura de algodão em Lucas do Rio Verde com Blairo

O presidente Michel Temer (PMDB) desembarcou em Mato Grosso nesta sexta-feira (11) pela primeira vez depois de ter assumido o cargo. Ele visita uma fazenda produtora de algodão logo no início da manhã e depois segue para inauguração da indústria FS Bioenergia, a primeira a produzir etanol exclusivamente do milho.

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi (PP) acompanha o presidente.

Confira em tempo real

07h15 - O avião presidencial pousou pouco antes das 7h no aeroporto de Sinop. Na comitiva o ministro Blairo, senador José Medeiros, os deputados federais Adilton Sachetti, Nilson Leitão e Victório Galli, acompanham o presidente.

07h25 - A prefeita do município, Rosana Martinelli, foi quem recebeu Temer. Ela entrou um documento pedindo a duplicação da BR-163 no trecho que liga o Nortão do estado com o Pará. Ambos conversaram por poucos minutos na pista.

07h30 - O acesso ao aeroporto foi bloqueado pela polícia. Só era permitida a passagem de funcionários do aeroporto, autoridades e imprensa. A segurança está sendo feita pela Polícia Federal, segurança da presidência e Polícia Militar. 

07h58 - A comitiva partiu em dois helicópteros a Lucas do Rio Verde, que fica a 150 quilômetros. Na cidade, participam também do lançamento simbólico a colheita da algodão. Não foram registradas manifestações em Sinop.

Kleverson Souza/Ascom Sinop

Visita Temer

 

08h20 -  Desde às 6h, manifestantes bloqueiam os dois sentidos da BR163 em Lucas do Rio Verde, em protesto pelo aumento do preço dos combustíveis. Apenas carros de passeio, ônibus, ambulâncias e caminhões com cargas perecíveis estão sendo liberados. 

André Almeida

Bloqueio Lucas

 

08h53 - A prefeita de Sinop, Rosana Martinelli, informou que pediu ao presidente atenção especial à duplicação da BR 163. "Somos um corredor de exportação, precisamos melhorar a logística, já que estamos produzindo muito. A duplicação vai proporcionar o escoamento da produção, maior ganho para o setor e, principalmente, mais segurança para nosso trânsito", disse. 

9h20 - Temer é recebido pelos presidentes da Aprosoja, Endrigo Dalcin e da Ampa, Alexandre Schenkel. Eles visitam a fazenda Boa Vista do Grupo Costezia, grande produtores da pluma no estado. 

Assessoria

Presidente Michel Temer visita lavoura de algodão em Lucas do Rio Verde

Presidente Michel Temer visita lavoura de algodão em Lucas do Rio Verde, ao lado do ministro Blairo, dos presidentes da Ampa, Alexandre Schenkel e da Aprosoja, Endrigo Dalcin

 

9h30 - Temer sobe em uma colhedora e ajuda na colheita da pluma em Mato Grosso. Na ocasião ele não falou com a imprensa, mas fez pose e tirou fotos com funcionários do Grupo Cortezia e demais presentes.

Assessoria

Temer Lucas

Temer sobe em uma colhedora de algodão e ajuda na colheita da pluma em Mato Grosso

10h - Os helicópteros da presidência pousam na FS Bioenergia em Lucas do Rio Verde. Logo mais o presidente deve conceder entrevista coletiva.

10h20 - Para Maggi, Lucas do Rio Verde é a cidade modelo do Estado, onde o poder público funciona em parceria com os empresários. "Queriamos transformar todos os municípios de mato-grossenses em cidades iguais a Lucas. Aqui as políticas funcionam, funcioram com Otaviano, com Marino e com Binotti. Isso tudo faz desse território algo muito diferente do que acontece no país", disse.

11h30 - O governador do Estado, Pedro Taques, destacou que as escolas do município foram premiadas internacionalmente, que a saúde funciona, etc.

11h27 - Aqui nós não choramos, aqui nós vendemos lenço para aqueles que choram, disse Pedro Taques ao presidente Michel Temer. Taques defendeu as reformas que estão em andamento, dizendo que são importantes para o futuro do país. Cobrou obras estruturantes, como a ferrovia FICO, o término da BR-163 e a ampliação dos portos do Arco-Norte, que logo não terão capacidade suficiente para escoar a produção mato-grossense. 

Alan Santos/Presidência

Temer visita lavoura de algodão em Lucas do Rio Verde com Blairo

Temer visita lavoura de algodão em Lucas do Rio Verde com Blairo

11h29 - Temer, por sua vez, afirmou que não pedirá lenços, mas que se tiver um, será um lenço branco para saudar ao governador.

11h30 - "Blairo fez o que não se fez em 15 anos no país", disse Temer. "Eu saio daqui muito animado, no sentido da própria palavra. Porque animado vem de ânima, que significa alma. E minha alma está incendiada. Saio dizendo que o Brasil tem jeito porque eu vejo o exemplo de Lucas do Rio Verde", disse Temer ao prefeito Binotti.

11h39 - Logo no início do discursso, Temer afirmou que o que ficará marcado na data de hoje é a pujança do agronegócio brasileiro. 

11h41 - "Nós fomos colher o algodão. Eu nasci numa pequena cidade que meu pai tinha uma pequena chacará, não tinha como aqui. Lá era uma chacará de 20 alqueires e meu pai plantava algodão. E eu me deliciava aos 8 anos colhendo a pluma na mão. E meu pai com pouco que vinha do algodão, me permitia ir a escola", contou o presidente. Visivelmente emocionado, disse que surpreendeu ao subir na colhedora. "Hoje eu me surpreendi ao ver o quanto tudo se modernizou", destacou.  

11h50 - Temer ao lado do Ceo da FS Bioenergia, Henrique Ubrig e demais presentes descerra a placa que marca oficialmente a inauguração da primeira usina de etanol exclusivamente de milho no país.

12h - A cerimônia foi encerrada.

 

Helicóptero da presidência pousa na FS Bioenergia

Helicóptero da presidência pousa na FS Bioenergia

Galeria de Fotos

Leia mais