20 de abril de 2017 - 06:33

Barranco diz que é “descabida” tentativa de derrubar título de Lula

Deputado Daltinho de Freitas (SD) alega que não sabia o que estava votando porque nome de Lula não foi lido no plenário e quer anular a votação

Laíse Lucatelli

, da Redação

laise.lucatelli@olivre.com.br

Ednilson Aguiar/O Livre

Deputado Valdir Barranco

Deputado Valdir Barranco defende Lula

 

O deputado estadual Valdir Barranco (PT) defendeu o título de cidadão mato-grossense para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele classificou de “descabida” a tentativa do colega Daltinho de Freitas (SD) de derrubar a votação que aprovou a condecoração em primeiro turno. Daltinho alega que não tinha conhecimento de que estava votando um título para Lula, pois o nome do homenageado não foi lido em plenário.

"Mato Grosso demorou para dar esse título a Lula"

“Eu acho que é descabida”, disparou Barranco, autor da homenagem. “É um desrespeito inclusive com os parlamentares que votaram. Não foi só eu que votei. Passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) e pelo plenário. Foi aprovado por unanimidade”, afirmou o petista.

Ele criticou ainda o argumento de que os parlamentares não tinham conhecimento que estavam aprovando uma condecoração a Lula. “Todo deputado tem obrigação de saber o que está votando. Tem que ler a pauta. A assessoria também pode cuidar disso. Ninguém pode alegar que votou matéria sem saber”, disse.

Barranco informou que está esperando uma brecha na agenda de Lula para entregar pessoalmente a honraria e ele, em Cuiabá. “A agenda dele é complexa, com muitas atividades, e temos tratado disso. No momento oportuno, sem pressa, traremos ele aqui”, disse.

O petista rebateu ainda as críticas de que Lula é investigado e, por isso, não poderia receber o título de cidadão mato-grossense. “Acusação, qualquer um pode sofrer", disse. "Quem está preso hoje em dia tem delatado o que for preciso para se livrar. Lula não é condenado. É ficha limpa."

“Lula é uma personalidade homenageada no mundo todo, com 27 títulos de doutor honoris causa. Foi o presidente da República que mais acumulou títulos nas universidades do mundo. Vários títulos de cidadão, várias comendas. Mato Grosso demorou para dar esse título a ele. O título é merecido e tardio”, argumentou. 

Barranco defende a homenagem listando realizações que atribui a Lula em Mato Grosso, como a pavimentação da BR-158, a entrega de 100 mil casas do programa Minha Casa Minha Vida, a expansão do ensino federal e a ampliação do financiamento do Plano Safra.

Leia mais