09 de janeiro de 2018 - 15:27

Restaurante em Tóquio deixa clientes pagarem por refeição com 50 minutos de trabalho

Já pensou se a moda pega em Cuiabá? Inovação vem da ex-engenheira e proprietária Sekai Kobayashi, que iniciou o restaurante Mirai Shokudo (em tradução literal: "Restaurante do Futuro") em Tóquio.

Felipe Martins

, da Redação

pautas@olivre.com.br

Restaurante Japão 01


Está sem dinheiro para bater aquela boquinha? Se você estiver em Tóquio você pode comer uma deliciosa refeição e pagar utilizando seu trabalho. Isso mesmo, essa oportunidade é possível graças a ex-engenheira e proprietária Sekai Kobayashi, que iniciou o restaurante Mirai Shokudo (em tradução livre: "Restaurante do Futuro") há 2 anos em Tóquio. Lá você pode escolher pagar pela comida com dinheiro ou com 50 minutos de trabalho no restaurante. As tarefas consistem em limpar pratos, servir e limpar as mesas, atender os clientes e outras atividades do gênero.

"Ao invés [de não atender os clientes que não possuem dinheiro], nós oferecemos uma refeição em troca de 50 minutos de trabalho no restaurante. Eu uso esse sistema porque eu queria me conectar com as pessoas famintas, que em outras circunstâncias não poderiam bancar uma refeição no restaurante por não terem dinheiro." Não existe equipe no espaço a não ser os ajudantes rotativos, o lugar comporta 12 pessoas.

Restaurante Japão 03

Ao pedir os clientes no restaurante tem duas opções: Pagar pela comida ou ganhar uma refeição gratuita ajudando nas tarefas do local. Mais de 500 clientes, incluindo universitários, escolheram a opção de trabalhar pelos seus pratos para economizar dinheiro, entre outras razões. Todo cliente que opta por ajudar pode tanto apreciar sua refeição no local ou ganhar um ticket que pode ser utilizado depois ou depositado no restaurante para que outra pessoa possa também aproveitar.

Kobayashi teve uma longa carreira em diferentes áreas, durante um tempo trabalhou em um bar em Tóquio, além de outros locais da vida urbana da cidade. Após se graduar na universidade, ela trabalhou como engenheira na IBM Japão, e após isso se mudou para a equipe de desenvolvimento do site de receitas Cockpad. Toda essa experiência com tecnologia, e posteriormente com culinária, acendeu nela um desejo de iniciar um negócio próprio.

Restaurante Japão 04

"Desde o começo meu objetivo foi criar um lugar onde todos fossem bem vindos e pudessem se encaixar." diz a proprietária de 33 anos. "Através de diversos métodos eu também consegui manter o restaurante um negócio lucrativo", acrescenta. As médias de valores para o prato especial em seu restaurante fica na faixa de 900 ienes (cerca de R$ 25).

"Para administrar meu negócio eu adotei um modelo de código-aberto (open-source) - um sistema onde os softwares são disponíveis gratuitamente para o público, que também pode melhorá-lo através de colaboração em comunidade.- Eu disponibilizo o plano de negócios e todas finanças do restaurante em nosso website, então eu posso coletar informações do meu público sobre como melhorarmos nossos serviços. Essas informações também ficam disponíveis na nuvem para outros que queiram abrir seus próprios negócios."

"Compartilhar algo com os outros dá suporte para os que tem ambição. E isso é um dos focos no meu modo de trabalhar." Acesse o site do restaurante, clicando aqui. Endereço: Tōkyō, Chiyoda, Hitosubashi 2-6-2 | Telefone: +81-3-3239-3900

Com informações do portal Straits Times. Fotos por Yomiuri Shimbun.

Leia mais