02 de agosto de 2017 - 17:56

"Inventam barreiras porque têm medo do nosso potencial", diz ex-secretário

Em entrevista ao LIVRE, Luis Daldegan diz que cobranças ambientais são indevidas

da Redação

Ednilson Aguiar/O Livre

Luiz Henrique Daldegan

Luiz Henrique Daldegan, consultor ambiental e ex-secretário de Meio Ambiente


Secretário de Estado de Meio Ambiente quando a discussão de temas como desmatamento, produção agropecuária e sustentabilidade no país atingia o ponto de fervura, o engenheiro agrônomo Luis Henrique Daldegan diz identificar avanços e retrocessos na política ambiental brasileira na última década.

Em entrevista ao programa O Livre, apresentado pelo jornalista Onofre Ribeiro e com a participação do jornalistas Guilherme Waltenberg e Rodrigo Vargas, Daldegan avaliou que a segurança jurídica no campo é hoje maior.

"A questão ambiental é difusa à questão fundiária. E hoje a certificação das propriedades é muito mais simples", afirmou o ex-secretário, que hoje atua com consultoria na área ambiental.

Daldegan criticou as crescentes e, a seu ver indevidas, barreiras internacionais relacionadas à produção agropecuária brasileira. "Nós produzimos sim com sustentabilidade, mas a cobrança internacional é cada vez maior. Aí começam a inventar mais e mais barreiras porque têm medo do nosso potencial", opinou.

Preso e denunciado em 2010 na Operação Jurupari, Daldegan viu recentemente a denúncia que pesava contra si ser arquivada por prescrição. A experiência, segundo ele, foi "positiva". "Para mim foi muito boa, porque eu descobri quem era meu amigo e quem não era", afirmou.