03 de dezembro de 2017 - 08:16

Em Cuiabá, Natal terá projeções na fachada da Catedral

Além das projeções de mais 1300 metros quadrados, a Praça Alencastro também terá Casa do Papai noel e atrações culturais.

Maria Clara Cabral

, da Redação

A Prefeitura de Cuiabá anunciou o início dos preparativos para as comemorações natalinas na capital nesta sexta-feira (01). A partir do dia 8 de dezembro, o Centro Histórico terá Casa do Papai Noel e programação cultural na Praça Alencastro. A grande novidade será uma projeção mapeada na fachada da Catedral Metropolitana que tem início no dia 16 e se entende até o dia 23, às 20h e 21h.

Um filme de 40 minutos, divididos em duas sessões, farão uma retrospectiva da cidade que será refletida na fachada da Catedral Metropolitana de Cuiabá, relembrando episódios históricos, como a passagem do Papa João Paulo II e a chegada do Papai Noel. Nas imagens, também serão exaltadas características naturais do bioma Pantanal e símbolos religiosos, como o nascimento de Jesus que comemora a data.

A projeção mapeada é uma técnica que possibilita a projeção em superfícies irregulares, sem distorções, trazendo uma perspectiva de cinema a céu aberto, em uma tela de mais 1300 metros quadrados de alta tecnologia. “A arte expressada de uma forma moderna e viva, onde a imaginação não tem limite” segundo a administração.

Ednilson Aguiar/O Livre

 Praça Alencastro

A Praça Alencastro foi escolhida para receber grande parte da progração.

A Praça Alencastro, que fica em frente à prefeitura, assim como o edifício Maria Joaquina, ao lado, também serão decorados e iluminados para ambientar as apresentações de artistas locais, coral, encenações teatrais, celebração religiosa e gastronomia. A decoração será feita em parceria com o Clube dos Dirigentes Logistas – CDL e a Associação Comercial e Empresarial de Cuiabá e as atrações culturais ainda estão sendo fechadas.

No mesmo local, a tradicional casa do velhinho barbudo será acompanhada de um presépio e uma árvore de Natal no coreto. A Casa do Papai Noel ficará aberta diariamente, das 18h às 22h, para atender as famílias cuiabanas que por lá passarem.

“O nosso objetivo é fazer com que o Natal da prefeitura de Cuiabá seja resgatado na sua totalidade”, afirmou secretário dos 300 Anos, Junior Leite. Ele ainda destaca a importância de realizar as cerimônias no Centro Histórico para fomentar o comércio na região. “Entendemos também que não faz nenhum sentido realizar as comemorações natalinas em outro lugar e deixar de prestigiar o maior centro comercial da cidade”.

A pomposa programação é realizada pela Secretaria Extraordinária dos 300 Anos e bancada pela iniciativa privada, com custo zero para a administração, segundo a prefeitura.

Leia mais