Variedades

Do analógico ao digital: exposição reúne fotografias documentais em diversos suportes

2 minutos de leitura
Do analógico ao digital: exposição reúne fotografias documentais em diversos suportes

Cerca de 200 fotografias que retratam histórias de violência, injustiça, mobilização e esperança, estão reunidas em diversos suportes na exposição recém-inaugurada (7) no Museu de Arte e Cultura Popular da Universidade Federal de Mato Grosso (MACP/UFMT). Os registros jornalísticos contemplam países da África, Ásia, Europa, América Central e América Latina, incluindo, é claro, Brasil e o Estado de Mato Grosso.

Jornalismo Independente do Analógico ao Digital – 15 anos da MediaQuatro” segue aberta para visitação, 7h30 às 11h30 e 13h30 às 17h30 (exceto nos fins de semana), até o dia 8 de março no Centro Cultural da UFMT.

Além dos trabalhos originalmente publicados no livro homônimo de Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá, lançado em 2017, a mostra traz coberturas de eventos realizados em Cuiabá, em comemoração aos 300 anos da cidade. Fotografias de autoria dos alunos da disciplina de Fotojornalismo I do curso de Jornalismo da UFMT Campus Cuiabá, também somam ao acervo.

Os suportes, técnicas e materiais são diversos. São fotos são inéditas ou já premiadas no Brasil e exterior, impressas individualmente e exibidas em slide show, vídeos, revistas, jornais, calendários, banners, livros e cartões postais.

Protesto contra a PEC 55 – Brasília 2016

MediaQuatro

Por mais de uma década e meia, os fotojornalistas Vinicius Souza e Maria Eugênia Sá têm trabalhado desde a produção à distribuição em mídia analógica e digital, com impressos ou online. Os registros envolvem temas como o fim da guerra em Angola, o preconceito racial na Europa, os movimentos separatistas na Caxemira, a violência urbana na Colômbia, a tragédia das minas terrestres e as manifestações políticas no Brasil.

Os trabalhos já foram reconhecidos, premiados e expostos no país e no exterior, são inéditos em Cuiabá e seguem o que a dupla chama de cobertura das “Realidades e Invisibilidades Midiáticas”: problemas que atingem de forma profunda imensos contingentes populacionais sem receber os holofotes da imprensa hegemônica.

(Com informações do Sindjor MT)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes