11 de janeiro de 2018 - 11:25

Nova escadaria da Catedral de Cuiabá repercute (mal) nas redes sociais

Igreja realizou obras com vistas a garantir a acessibilidade, porém, muita gente ficou descontente com o visual na nova escadaria

Lidiane Barros

, da Redação

Ednilson Aguiar/Olivre

Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá

A escadaria de frente à fachada foi substituída por degraus laterais

A Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá ganhou reforma, com direito a pintura – bastante aprovada pela população – e obras de acessibilidade. No entanto, o visual da nova escadaria tem dividido opiniões e ganhado repercussão nas redes sociais.

Até alguns dias atrás, a escada que compreendia toda a fachada, e era cenário perfeito para noivas e grandes casamentos, foi substituída por degraus laterais. Ao que parece, para a inclusão de uma rampa de acesso. A reportagem do LIVRE tentou por várias vezes contato com a igreja, mas até a publicação da matéria não conseguiu resposta.

No grupo de Facebook "Cuiabá de Antigamente", a maioria dos integrantes se mostrou contrária às modificações. Os que defenderam a mudança pontuaram a necessidade de garantir acesso a portadores de necessidades especiais.

Porém, alguns especialistas em patrimônio histórico avaliaram a obra como uma “mutilação” à fachada do patrimônio arquitetônico da cidade.

“Ao que parece, fizeram de um jeito mais fácil. Afinal, uma rampa poderia ter sido colocada na lateral da escada, sem descaracterizar a frente da escadaria”, apontou um arquiteto, que preferiu não se identificar.

E você, o que achou dessa modificação?

 

Drone Cuiabá/Ednilson Aguiar

catedral antes e depois

Comparação feita com imagem aérea da empresa Drone Cuiabá com as modificações atuais registradas por Ednilson Aguiar

Leia mais