08 de janeiro de 2018 - 15:52

Lana Del Rey responde as acusações de plágio do Radiohead: Nos vemos nos tribunais

Cantora confirmou que está sendo acusada de plagiar a canção "Creep" da banda inglesa Radiohead

Felipe Martins

, da Redação

pautas@olivre.com.br

Lana


Segundo informações da revista Variety, a banda inglesa Radiohead está processando a artista pop americana Lana Del Rey por plágio. A informação foi confirmada pela cantora através de sua conta no Twitter no último domingo (7). O grupo liderado pelo vocalista Thom York alega que a canção "Get Free", do útimo álbum de Lana, "Lust For Life", seria um plágio da canção "Creep", grande sucesso da banda lançado em 1993 e que alavancou boa parte do sucesso do grupo.

Após os boatos sobre o possível processo, a própria Lana Del Rey veio a público para esclarecer a situação:

“É verdade sobre o processo. Embora eu saiba que minha música não foi inspirada em “Creep”, o Radiohead sentiu que foi e quer 100% dos direitos autorais — ofereci 40% durante os últimos meses, mas eles só aceitam 100%. Seus advogados foram inflexíveis, então nós vamos lidar com isso no tribunal.” Atualmente, a autoria da faixa é creditada à cantora, a Kieron Menzies e Rick Nowels.

Ironicamente, o Radiohead já foi processado por plágio pela mesma canção "Creep". Albert Hammond e Mike Hazlewood, da banda The Hollies, moveram uma ação judicial alegando que a canção lançada na época se parecia muito com "The Air That I Breathe" de 1974. Os ingleses foram obrigados a incluir a dupla como co-autores de seu primeiro grande sucesso mundial.

Assista abaixo as duas músicas e tire suas próprias conclusões:

-

Desde o lançamento em vídeo do single "Get Free", diversos fãs comentaram no site Youtube sobre as similaridades da música com "Creep". Os representantes da banda Radiohead não quiseram dar entrevistas para comentar o caso.

Leia mais