05 de maio de 2017 - 15:35

Festa Literária de Chapada dos Guimarães divulga programação

O autor angolano Pepetela e o autor mato-grossense Ivens Cuiabano Scaff são os homenageados dessa edição

Da Redação

pautas@olivre.com.br

Reprodução

Ivens Scaff e Pepetela

 Ivens Cuiabano Scaff e Pepetela

A 2ª Festa Literária de Chapada dos Guimarães (FLIC), nos dias 12 e 13 de maio, contará com estandes de diversas livrarias e editoras, além de oficinas, palestras e apresentações artísticas. Os homenageados do evento são o autor Ivens Cuiabano Scaff e o escritor angolano Artur Carlos Maurício Pestana dos Santos, conhecido como Pepetela. 

Na sexta-feira, 12, a abertura oficial da festa será no palco principal, na Praça Dom Wunibaldo, às 19h. Um dos homenageados da festa, Pepetela assume o palco para um bate papo sobre sua carreira e sobre a literatura de Angola. A palestra terá apresentação da historiadora Maria Amélia Alves. Logo após, o autor participa de uma uma noite de autógrafos. A programação do primeiro dia termina com as apresentações do Grupo Flor do Cambambe e da dupla Léo Boabaid e Luciene Carvalho com a Seresta Literária, apresentação inspirada em poemas dos autores homenageados pela FLIC 2017.

No sábado, 13, a abertura dos estandes está marcada para às 9h. Será apresentado o projeto Inclusão Literária, de Clóvis Mattos. Simultaneamente, os espaços de vivência ‘Árvore de Leitura’ e a ‘Árvore da Palavra’ estarão abertos ao público. Às 9h30, terá início a programação da Fliquinha, espaço voltado ao púbico infantil, com a Oficina de Incentivo à Leitura e Fabricação de Marca Página de Micheli Sierra.

Reprodução/Facebook

Clovis Matos

Clovis Matos vai levar o projeto Inclusão Literária para a FLIC

Às 10h, o grupo musical Monofoliar apresentará o show Mel de Melão no palco principal da FLIC 2017. No mesmo horário terá início o 1º Bate Papo Literário “Os Sertões e a Literatura - Ricardo Guilherme Dicke e Guimarães Rosa”, mediado por Lorenzo Falcão e com as debatedoras Regina Pereira (SP) e Cristina Campos (MT), na Câmara Municipal de Chapada dos Guimarães. A partir das 13h, o palco principal recebe o Grupo Comadança com a intervenção “Vós” e a rapper Azul.

A tarde de sábado segue com as oficinas “Produção de Livros Artesanais”, do Projeto Vaga Lume de Bibliotecas Comunitárias e “Caixa De Sombra”, do grupo Teatro de Brinquedo, às 14h na Praça Dom Wunibaldo. No mesmo horário, a oficina “Ensino De África e Cultura para Professores”, será realizada pelo Instituto AFREAKA, com Lançamento de Coleção Didática na Câmara Municipal.  Às 15h, o Instituto Ciranda apresentará no palco principal a Orquestra de Sopros, seguido pela intervenção “Caixas no Caminho”, do Grupo de Brinquedo. A Fliquinha recebe a partir das 17h a Contação De História de Fernanda Marimoon, seguida das Cantigas De Roda, com Weber Fraga.

Reprodução/Facebook: Grupo Monofoliar

Grupo Monofoliar Show Mel de Melão

Uma das atrações musicais da feira será o Grupo Monofoliar, com o show Mel de Melão

Os bate-papos literários continuam na Câmara Municipal com “Literatura Urbana Em Mato Grosso: Silva Freire e Rubens De Mendonça”, mediado por Marília Beatriz e com as debatedoras Larissa Freire e Adélia Mendonça, às 17h. Logo após, às 19h, terá início o 3º Bate Papo Literário “Literatura Jovem e o Mercado Editorial”, mediado por Marta Cocco e com os debatedores Débora Goldemberg, Sheyla Smanioto e Santiago Santos.

A programação noturna de sábado continua na Praça Dom Wunibaldo com a apresentação de dança do grupo de Hip Hop Crespa Crew às 19h no palco principal. Às 20h, o Grupo Tibanaré apresenta a peça Andarilhos Das Estrelas, seguida pela apresentação da Orquestra De Choro da UFMT. Às 22h, a programação finaliza com a apresentação do grupo musical Mesa Pra 6.

Leia mais