13 de novembro de 2017 - 11:04

Cine Teatro Cuiabá celebra 75 anos do clássico Casablanca

Lidiane Barros

, da Redação

lidiane.barros@olivre.com.br

Mayke Toscano

Cine Teatro Cuiabá 75 anos

 

Quem tem família cuiabana sempre ouve falar das famosas sessões de cinema do Cine Teatro. Muita gente se conheceu ali, começou a namorar e até mesmo os filhos passaram a frequentar as sessões. Pois bem, nesta terça-feira (14), o Cine Teatro rememora sua história ao tempo em que integra as celebrações do aniversário de 75 anos de um clássico do cinema, justamente no ano que completa 75 anos de sua inauguração. O cultuado Casablanca, de Michael Curtiz, será exibido nesta terça-feira, às 19 horas. Os ingressos custam R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia), cobrados como taxa de manutenção dos equipamentos.

Considerado um dos melhores filmes norte-americanos, o filme transcende a época em que foi feito, daí, possui todo charme para ser ofertado às novas gerações nesta ocasião. Casablanca narra um romance em meio à Segunda Guerra Mundial, um amor improvável entre um homem exilado e uma antiga conhecida dele, com quem cruza por acaso na cidade marroquina de Casablanca, onde diversas pessoas tentam se refugiar para depois fugir aos Estados Unidos. 

Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), Rick Blaine (Humphrey Bogart) ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos. Quando um casal pede sua ajuda para deixar o país, ele reencontra uma grande paixão do passado, a bela Ilsa (Ingrid Bergman). Este amor ganha novo fôlego e eles vão lutar para fugir juntos.

Divulgação

Casablanca

Baseado na peça Everybody Comes To Rick's ("Todo mundo vem ao café de Rick"), de Murray Burnett e Joan Alison, o romance ganhou várias estatuetas do Oscar, incluindo a de melhor filme, em 1943. Com o passar do tempo, a produção foi conquistando cada vez mais popularidade e sempre esteve na lista dos dez melhores filmes de todos os tempos.

Casablanca ainda contribuiu com o hall de célebres frases do cinema reproduzidas até os dias de hoje por cinéfilos do mundo todo, como "Play it again, Sam" (Toque mais uma vez, Sam), em referência à canção "As Time Goes By", tema do filme.

O Cine Teatro Cuiabá é um equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT), administrado via contrato de gestão compartilhada pela Associação Cultural Cena Onze.

Leia mais