08 de junho de 2017 - 07:19

Cinco fatos que você não sabia sobre a Mulher-Maravilha

Filme solo da super-heroína estreou no último dia 1º no Brasil e já está no topo do ranking das bilheterias

Karina Stein

, da Redação

karina.stein@olivre.com.br

O filme solo da Mulher-Maravilha estreou no último dia 1º no Brasil e já está no topo do ranking das bilheterias. Mas você já tinha ouvido falar na atriz Gal Gadot? Sabia que a heroína quase teve quatro séries de TV? Aliás, qual foi o primeiro filme de uma super-heroína? O LIVRE conta essas e muitas outras curiosidades. Dá uma olhada:

Quem é Gal Gadot?  

Gal Gadot é israelense e começou a carreira como modelo. Em 2004, aos 18 anos, se tornou Miss Israel. Antes de seguir a carreira de atriz, ela prestou o serviço militar obrigatório durante dois anos.

Seu primeiro papel de destaque no cinema foi na franquia Velozes e Furiosos mas, mesmo depois disso, a carreira não decolou. Depois de fazer vários testes que nunca davam certo, ela pensou em desistir da profissão.

Para o papel da princesa amazona, Gal fez um teste às cegas. Ela só sabia que a audição era para um projeto que seria comandado pelo diretor Zack Snyder e que teria Ben Affleck como ator principal. No final das contas, o tal projeto era o filme Batman vs Superman, lançado em 2016 e onde pudemos ver a Mulher-Maravilha em ação pela primeira vez.

Não é o primeiro filme sobre a saga de uma super heroína 

O primeiro filme de super heroína foi Supergirl, de 1984. Depois de Superman 3 não ter feito tanto sucesso – mesmo com o ator Christopher Reeve como protagonista da trilogia clássica -, quiseram renovar a franquia e trouxeram a prima de Kal-El para as telas. Porém, esse filme não teve tanto investimento quanto os outros e acabou sendo um fracasso também.

A segunda personagem dos quadrinhos só ganharia um filme para chamar de seu 20 anos depois. Mulher-Gato estreou em 2004 com a atriz Halle Berry no papel principal. Ela não é exatamente uma heroína – surgiu nas histórias do Batman como uma vilã, mas entra para a conta pelo fato de ser uma personagem feminina de destaque nas HQs e que ganhou lugar nas telas. Mas parece que o espaço não foi muito bem aproveitado. No site Rotten Tomatoes, que reúne as notas que críticos de cinema dão para os filmes, Catwoman tem apenas 9% de aprovação.

A última personagem de quadrinhos que ganhou um filme antes de Mulher-Maravilha foi Elektra, que surgiu nas histórias da Marvel. Jennifer Garner deu vida à assassina primeiro no filme Demolidor – O Homem Sem Medo, de 2003. Depois, o filme da personagem foi lançado em 2005. O tom do longa não agradou os fãs, e o baixo retorno financeiro para o estúdio acabou com as esperanças de uma sequência. 

Vovó-Maravilha

A primeira vez que a Mulher-Maravilha apareceu foi na oitava edição da revista All Star Comics, em dezembro de 1941. O filme solo veio para fechar as comemorações dos 75 anos da personagem.

Mulher-Maravilha (quase) teve quatro séries de TV

A primeira vez que tentaram trazer a princesa das amazonas para as telas foi em 1967. A série ia se chamar Who’s Afraid of Diana Prince?, mas o projeto não saiu do papel. Na segunda tentativa, no início dos anos 70, a Warner e a DC resolveram mudar um pouco o plano de fundo da história clássica e conseguiram gravar um episódio-piloto para a série que, no final das contas, acabou se tornando um filme especial para a TV. 

A terceira e mais bem sucedida tentativa veio em 1975 e foi protagonizada por Lynda Carter. Wonder Woman teve três temporadas completas – uma na rede americana ABC e duas na emissora CBS. A terceira e última temporada foi exibida em 1979.

Em 2011, a Warner tentou trazer de volta o sucesso da TV e gravou um piloto de uma nova série da princesa amazona. Porém, em maio daquele ano, o episódio foi rejeitado pela emissora NBC e o projeto acabou engavetado. Em julho de 2011, o episódio-piloto, com duração de 41 minutos, vazou na internet. Os fãs da personagem não ficaram nada contentes com o resultado, criticando as atuações, roteiro e a roupa clássica da protagonista.

Diana de Themyscira, Filha de Hipólita, Quebradora de Recordes

O filme estreou no Brasil e em outras partes do mundo no dia 1º de junho. Os estúdios ficam ansiosos pelo primeiro final de semana do filme em cartaz, pois as vendas de ingressos logo nos primeiros dias ajudam a medir o sucesso que um filme alcançará. Desde a estreia, Mulher-Maravilha já arrecadou cerca de US$ 223 milhões no mundo todo. Só nos Estados Unidos, foram cerca de US$ 100,5 milhões. Com essa marca nos EUA, a história da super heroína comandada pela diretora Patty Jenkins teve a melhor estreia de um filme dirigido por uma mulher, superando 50 Tons de Cinza, longa dirigido por Sam Taylor-Johnson.

Veja mais