18 de junho de 2017 - 07:07

Cavalhada movimenta município de Poconé neste domingo

A festa é considerada uma das maiores manifestações culturais de MT

da Redação

José Medeiros/Gcom-MT

Cavalhada

Manifestação cultural representa uma batalha entre mouros e cristãos

O município de Poconé (100 km de Cuiabá) esteve em festa neste domingo com a realização da Cavalhada - uma das maiores celebrações tradicionais de Mato Grosso. O evento reúne, todos os anos, centenas de moradores e turistas em um espetáculo a céu aberto que retrata a luta entre mouros e cristãos.

Originalmente, a Cavalhada simula a disputa entre povos cristãos e muçulmanos para a consolidação do Cristianismo durante a Idade Média. São 12 cavaleiros de cada lado, entre eles um mantenedor, um embaixador e 10 soldados. A disputa começa com o rapto da rainha moura pelos cristãos. Se na encenação quem ganha sempre são os cristãos, nas provas ou “corridas”, que valem pontos, cada cavaleiro pode ajudar a equipe a vencer. No final, bandeiras brancas são estendidas em pedido de paz. Os mouros são rendidos e se convertem à religião cristã.

A Cavalhada mantém viva uma tradição que movimenta a cidade de Poconé no mês de junho, trazendo retorno positivo não apenas para a cultura, mas ao turismo e economia, segundo informa um dos coordenadores do evento, Vanderley Silva.