12 de dezembro de 2017 - 10:09

Alunos da MT Escola de Teatro apresentam produções nesta quarta-feira

Espetáculos abordam questões de ordem global, como refugiados e ainda, processo migratório de MT

da Redação

pautas@olivre.com.br

Divulgação

Portas MT Escola de Teatro

Registro do espetáculo Portas, do polo Cuiabá da MT Escola de Teatro que retrata saga dos haitianos

 

Funcionando há pouco mais de um ano, a MT Escola de Teatro celebra os frutos e revela à plateia mato-grossense as produções idealizadas em todos os níveis, por aprendizes. Unem-se aos estudantes do polo cuiabano, os que há pouco deram início ao curso, em Sorriso, novo ponto de capacitação voltada artes cênicas e produção cultural. Enquanto os estudantes de Cuiabá vão abordar questões relacionadas a um dos principais problemas, em termos populacionais e em nível global, que é a questão dos refugiados e os de Sorriso lançam seu foco ao processo migratório da cidade.

Os espetáculos serão encenados esta quarta-feira (13), a partir das 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, sede de suas atividades da MT Escola de Teatro na capital mato-grossense. Os ingressos são gratuitos, mas devem ser retirados com 1h de antecedência na bilheteria do Cine Teatro.

Os alunos de Cuiabá, que já apresentam a segunda edição da Mostra de Cenas – desta vez titulada II Mostra de Cenas – Eu Refugiada, eu Refugiado, com a encenação de três espetáculos no quais os aprendizes dos cursos da escola foram divididos em núcleos. Já os de Sorriso, apresentam a peça Eu, Migrante – Sorriso, Terra Acolhedora narrando a história de formação da cidade. As três peças produzidas em Cuiabá, terão cada uma, 20 minutos de duração. 

"O experimento é o momento em que pedagogia da escola atinge sua máxima potência, com aprendizes de todas as áreas aprendendo e produzindo em conjunto", ressalta Marcio Aquiles, coordenador de projetos internacionais e responsável pelos intercâmbios.

O secretário de Estado de Cultura, Leandro Carvalho, comemora os resultados da MT Escola de Teatro. "Ela chega ao seu primeiro ano de vida orgulhando a população mato-grossense. Amanhã, os aprendizes apresentam três cenas em que interagem os cursos de atuação, cenografia, figurino, direção, dramaturgia, iluminação, sonoplastia e produção cultural. Teremos também a oportunidade de assistir a Mostra de Cena do Pólo Sorriso, apresentada no último sábado. Os aprendizes virão a Cuiabá especialmente para fazer isso. Mas também tem notícia boa para o fortalecimento do cenário das artes cênicas: à ocasião será anunciada uma grande novidade", faz mistério. 

A MT Escola de Teatro é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), em parceria com a Associação Cultural Cena Onze e Associação dos Artistas Amigos da Praça Adaap (SP). Foi inaugurada em novembro do último ano, com o objetivo de atender a comunidade em geral, principalmente aos interessados no estudo do teatro como atividade profissional.

Leia mais