12 de janeiro de 2018 - 15:06

25 detalhes secretos na quarta temporada de "Black Mirror"

Felipe Martins

, da Redação

pautas@olivre.com.br

Netflix / Reprodução

Black Mirror

A série de ficção científica distópica “Black Mirror” ficou famosa ao retratar as ansiedades e perigos tecnológicos da nossa geração. A quarta temporada da série foi apresentada pela Netflix e seu criador Charlie Brooker, no final do ano passado e gerou reações adversas entre os fãs da atração. Entre críticas e elogios a nova temporada tem dado o que falar e nós separamos os 25 momentos e referências secretas (easter-eggs) da nova temporada que os expectadores podem ter deixado passar.

Curioso para descobrir todas referências escondidas? Leia abaixo, mas atenção! A matéria a seguir irá conter spoilers de todas temporadas da série Black Mirror. Leia por sua conta e risco:

1. Kirsten Dunst aparece no episódio "USS Callister".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


A atriz americana Kirsten é noiva e está gravida do ator Jesse Plemons, que interpretou o programador Robert Daly - criador da tecnologia de imersão digital Infinity - no episódio.

2. Aaron Paul fez uma aparição surpresa no episódio "USS Callister".

Google Images / Reprodução

Black Mirror


No final do episódio, o troll com o apelido gamer691, que grita e ameaça a equipe da USS Callister, é o ator Aaron Paul, famoso por interpretar Jesse Pinkman em Breaking Bad. Ele atuou ao lado de Jesse Plemons no quarto e quinto ano da atração.

3. A recepcionista do episódio "USS Callister" usa o mesmo aplicativo de namoro que aparece no episódio "Hang the DJ"

Netflix / Reprodução

Black Mirror  2


Personagem mal humorada teve seu DNA capturado por Robert Daly e foi clonada digitalmente dentro do jogo/universo Space Fleet, criado por ele.

4. Aplicativo havia aparecido antes no episódio S03E02 - "Versão de Testes"

Netflix / Reprodução

Black Mirror  2


No episódio Cooper (Wyatt Russell) é um viajante americano que se inscreve para testar um novo sistema de jogo revolucionário, mas antes podemos vê-lo utilizando o aplicativo para tentar marcar encontros enquanto está viajando para a Europa.

5. Atriz Michaela Coel apareceu antes de "USS Callister", em Black Mirror

Netflix / Reprodução

Black Mirror

A atriz Michaela Coel participou ativamente do episódio "USS Callister", mas essa não foi sua primeira participação na série. Antes, na terceira temporada, ela fez uma participação no episódio S03E01 - "Queda Livre". Ela é a funcionária do aeroporto que não permite que a protagonista embarque no voo.

6. Ainda em "USS Callister", os planetas Skillane IC e Rannoch que aparecem dentro do jogo Space Fleet são referências aos nomes dos assassinos do episódio S02E02 - "Urso Branco" da segunda temporada.

Netflix / Reprodução

Black Mirror

Neste capítulo, a série nos apresenta a história de Victoria: uma mulher que acorda em um quarto, sem lembrar quem é e como foi parar ali. Atordoada, Victoria procura alguém de quem possa extrair informações sobre si, no entanto, ao sair na rua, observa estar sendo filmada por todas as pessoas que por ela passam.


7. Em "Arkangel", Sara assiste a uma cena violenta em seu tablet que nos parece muito familiar.

Netflix / Reprodução

Black Mirror  25

Na verdade se trata de um clipe do episódio S03E05 - "Engenharia Reversa", da terceira temporada. A ideia do episódio seria de mostrar como os governos usam o discurso de “caça aos inimigos” para legitimar o extermínio de pessoas ou de grupos sociais.


8. A lancheira de Sara em "Arkangel" mostra o Waldo, do episódio S02E03 - "O Momento Waldo".

Netflix / Reprodução

Black Mirror  2


9. Um dos filmes pornôs que aparecem no hotel em "Crocodilo" é o: Best of Wraith Babes.

Netflix / Reprodução

Black Mirror

Wraith Babes foi o programa pornô que apareceu no episódio S01E02 - "Quinze Milhões de Méritos".


11. A música "Anyone Who Knows What Love Is (Will Understand)" é usada várias vezes durante o episódio "Crocodilo". A música já havia feito diversas aparições em Black Mirror e foi tocada nos episódios "Quinze Milhões de Méritos", "Natal Branco", e "Engenharia Reversa".

Netflix / Reprodução

Black Mirror  2


12. A pizzaria Fences Pizza, que entrega uma pizza em "USS Callister", é a mesma culpada pelo acidente em "Crocodilo".
Durante um momento um entregador da Fences Pizza entrega para o personagem Robert Daly uma pizza no episódio "USS Callister". A mesma pizzaria é a responsável pelo acidente que é investigado durante todo episódio "Crocodilo".

Netflix / Reprodução

Black Mirror  2


13. Há uma mensagem oculta no cartaz sobre uma pessoa desaparecida em "Crocodilo". Na mensagem é possível ler a frase: "Claro que a real questão é porque alguém pausaria o que está assistindo apenas para ler uma frase que está impressa em um artigo de jornal', diz uma voz em sua cabeça – antes de te aconselhar a compartilhar sua descoberta no Reddit."

Netflix / Reprodução

Black Mirror


14. Há um cartão postal de San Junipero em "Metalhead".

Netflix / Reprodução

Black Mirror

Episódio S03E04 - San Junipero recebeu elogios pela crítica, com muitos considerando-o como o melhor episódio da terceira temporada; ele também foi elogiado por ser mais alegre e positivo em comparação a outros episódios de Black Mirror.


15. Em "Black Museum" vemos a máquina de digitalização de DNA de "USS Callister".

Netflix / Reprodução

Black Mirror

É possível ainda ver o pirulito roubado pelo personagem Robert Daly para que pudesse criar um clone virtual do filho do personagem James Walton na trama. Daly trouxe uma cópia do filho de Walton ao jogo, levou a uma câmara da nave e o jogou no espaço, obrigando Walton a assistir o próprio filho morrer, ameaçando-o que, caso ele se rebelasse, iria recria-lo pois ainda possuía as amostras de DNA.

16. Também é possível ver as abelhas robóticas artificias mostradas em "Odiados pela Nação".

Netflix / Reprodução

Black Mirror

No episódio S03e06 - Odiados pela Nação uma série de assassinatos está ligada a Insetos Drones Autônomos, substituições mecânicas do distúrbio do colapso das colônias e a hashtags em redes sociais.


17. No mesmo "Black Museum" vemos o tablet que Sara usa para bater em sua mãe em "Arkangel".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


18. Também é possível observar a banheira de "Crocodilo". Na cena ela é o local onde o personagem Jack morre.

Netflix / Reprodução

Black Mirror

19. Ao fundo de uma cena é possível ver uma recriação da cena de suicídio do fim do episódio "O Hino Nacional".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


20. Num momento é mostrado a máscara do assassino perseguidor de "Urso Branco".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


21. Já em outra cena vemos o sistema de jogos do episódio "Versão de Testes".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


22. Em outra parte do cenário vemos os aparelhos ovais, que são usados para guardar uma consciência humana no especial de natal "Natal Branco".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


23. Em um dos flashbacks do episódio "Black Museum" somos apresentados a dupla de ratos de laboratório Hector e Kenny. Esses são os nomes dos principais personagens no episódio "Manda Quem Pode", que são chantageados para fazerem coisas contra sua vontade por medo de sofrerem represárias virtuais (por conta de ilegalidades cometidas na rede)

Netflix / Reprodução

Black Mirror


24. No episódio "Black Museum" o personagem Jack lê um quadrinho que seria recriação de um momento marcante do episódio "Quinze Milhões de Méritos".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


25. Black Museum também inclui diversas referências a TCKR, empresa que armazena consciência na nuvem e que aparece em destaque no episódio "San Junipero".

Netflix / Reprodução

Black Mirror


Você notou alguma outra referência oculta? Manda pra gente nos comentários:

Com informações do site BuzzFeed.

Leia mais