20 de dezembro de 2017 - 07:38

11 lugares para você curtir o clima do Natal sem pagar nada

O Livre fez uma seleção especial de roteiro, com Papai Noel para todos os gostos

Maria Clara Cabral

, da Redação

A semana do Natal chegou e a cidade já está tomada pelo clima de celebração. O período natalino é propício para passeios com a família que vem de fora e para a criançada que já está de férias. Pensando nisso, o LIVRE preparou um roteiro para você não gastar nada. 

Dentre as dicas, tem projeções mapeadas, decoração em praças e parques iluminados, presépios, tradicionais casas do Papai Noel e até bom velhinho que virou celebridade sendo homenageado em rede nacional.

Confira as opções:

Ednilson Aguiar/Olivre

casa do papai noel

Casa do Papai Noel no Bairro Santa Rosa reabre 

1 - Casa do Papai Noel

A tradicional Casa do Papai Noel no Bairro Santa Rosa abriu as portas mais uma vez. São mais de mil peças de decoração que compõe o cenário com foco na figura do Papai Noel. Uma das novidades deste ano é a lareira, onde as crianças poderão deixar suas cartinhas. Algo bem lúdico, para conquistar os pequenos.

No ano passado, 12 mil pessoas passaram pela parte interna da casa, além dos visitantes que foram apenas ao jardim, onde fica a maior parte da decoração. O Papai Noel Baltazar Urick, 64 anos, conta que essa será a última chance para os apaixonados pelo Natal conhecerem a casa do bom velhinho.

Então não perca a oportunidade! A Casa do Papai Noel está localizada na Avenida Rússia, número 282, no Bairro Santa Rosa, e ficará aberta até à véspera do natal, dia 24 de dezembro, das 20h às 22h, podendo ser estendido até 23h.

 

Gustavo Duarte/Prefeitura de Cuiabá

natal na alencastro

Natal Iluminado na Praça Alencastro

2 - Praça Alencastro

O projeto da Secretaria dos 300 Anos, Natal Iluminado é sediado na Praça Alencastro se estende até o dia 23 de dezembro com programação de natal gratuita todos os dias. No coreto central da praça, o público pode visitar um tradicional presépio em tamanho real, com o menino Jesus na manjedoura acompanhado de Maria, José e os três reis magos, além da Casa do Papai Noel, que recebe as crianças todos os dias das 20h às 22h.

A programação também conta apresentações das bandas da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, Corais da ALMT e do TCE-MT, atrações culturais, as luzes do Palácio Alencastro e do Edifício Maria Joaquina.

Divulgação

projeção catedral

Projeção mapeada na Catedral de Cuiabá

3 - Projeções na Catedral

A grande novidade natalina no Centro Histórico é a projeção mapeada na fachada da Catedral Metropolitana de Cuiabá, com exibições 3D, que se entende até o dia 23, às 20h30 e 21h30.

Um filme de 40 minutos, divididos em duas sessões, fazem uma retrospectiva da cidade, relembrando episódios históricos, como a passagem do Papa João Paulo II, em 1991, e a chegada do Papai Noel na capital. Nas imagens, também são exaltadas características naturais do bioma Pantanal e símbolos religiosos, como o nascimento de Jesus que comemora a data, além do Siriri e Cururu. As imagens são aleatórias e revelam também, personagens de desenhos animados, como Thinker Bell e os Minions. O destaque mesmo fica por conta do mapeamento de vídeo que dá um colorido especial à Catedral. A Prefeitura podia só ter economizado as aparições da sua marca e evitado imagens de fogo e destruição na parede da Catedral. 

Segundo a Prefeitura, a projeção mapeada traz uma perspectiva de cinema a céu aberto, em uma tela de mais 1300 metros quadrados de alta tecnologia.

Divulgação/Prefeitura de Cuiabá

museu do rio

Orla do Porto terá Papai Noel no Museu do Rio

4 - Natal Orla do Porto

O Natal da Orla do Porto terá o Museu do Rio aberto a partir das 18h até o dia 23 de dezembro. Lá a criançada poderá se divertir na presença do Papai Noel, das 19h30 até as 21h30, enquanto os papais conhecem os trabalhos dos artistas plásticos e artesãos do município. O local também conta com o melhor do artesanato local.

Divulgação

Natal Parque Tia Nair

Natal no Parque Tia Nair

5 - Parque Tia Nair

Até o dia 20 de janeiro, os visitantes do Parque Tia Nair têm motivos a mais para passear por lá. O Natal Iluminado está disponível para visitação e contempla o público com um cenário especial – bonecos cenográficos com movimentos, iluminação de leds com efeitos de neve, além da praça e a casa da Família Noel onde o bom velhinho descansa e se diverte.

E tudo isso com uma super iluminação incentivado pela Energisa. São 200 metros quadrados de luz em locais onde as crianças poderão sentar e tirar fotos com renas, famílias de gatos e famílias de ursos, em tamanho real.

O Parque Tia Nair fica localizado no Bairro Jardim Itália e as atrações podem ser visitadas todos os dias – segunda a sexta, das 16h às 23h, nos finais de semana, das 14h às 23h. E a entrada é gratuita!

Ednilson Aguiar/O Livre

Parque das Águas 1

Show nas fontes iluminadas do Parque das Águas

6 - Parque das Águas

O Parque das Águas é mais uma opção para o natal e as férias da criançada, com espaço para a prática de esportes e visitação. O local que fica na Avenida Hermina Torquarto da Silva, no Centro Político Administrativo, terá decoração natalina com árvore de Natal e Papai Noel que atende no local das 19h30 às 21h30. O parque funciona diariamente das 05h às 23h. 

Monique Fogliatto/Secomm/UFMT

presépio ufmt

Presépio UFMT

7 - Presépio da UFMT

O presépio é uma atividade tradicional na UFMT de cunho cultural e uma atividade de extensão da universidade. Neste ano, a Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) o traz de volta retratado pelo artista plástico Sebastião Silva, que incorpora elementos regionais e a diversidade dos pavos na cultura natalina.

O presépio da UFMT está instalado próximo ao Complexo Aquático, do Câmpus Cuiabá, e pode ser visitado pela comunidade externa com horário de funcionamento livre até o fechamento das guaritas, às 23h.

Ednilson Aguiar/O Livre

Presépio arautos

8 - Presépio Arautos do Evangelho 

Diferente de todos que você já viu, o presépio da associação religiosa Arautos do Evangelhoganha vida em uma apresentação que dura 27 minutos, com trilha sonora, narração, iluminação especial e cerca de 300 peças. Há 15 anos, ele apresenta a vida de Cristo desde a Anunciação do Arcanjo Gabriel a Maria. Outra diferença da obra, é que ela vai além do nascimento, mostrando a instituição da Eucaristia, a Santa Ceia, a cena do calvário, a crucificação e finalizando com a ascensão de Jesus.

Quem quiser conhecê-lo, poderá ir à sede do Arautos do Evangelho, localizada no Bairro Santa Rosa, na Travessa Nigéria, número 50, em frente ao local tem uma placa indicativa. Os horários de funcionamento são às quintas, das 19h às 21h, aos sábados, das 17h às 21h, e aos domingos em dois horários, das 10h às 13h e das 17 às 21h.

A apresentação continuará disponível até o dia 14 de janeiro. Grupos são bem-vindos também em outros horários, basta ter 25 pessoas e agendar com antecedência pelo 3626-6256 ou 99254 4005.

Divulgação

carrosel pantanal

Natal no Pantanal Shopping terá carrossel gratuito

9 - Pantanal Shopping

O Natal no shopping a gente já sabe: Papai Noel não pode faltar! Ele estará presente no primeiro piso do Pantanal Shopping de segunda a sexta, das 16h às 22h, nos sábados, das 12h às 22h, e domingos das 12h às 21h. Além do bom velhinho atendendo a criançada, também terá carrossel com passeios gratuitos nos mesmos horários e local.

E enquanto as crianças se divertem, os papais poderão aproveitar o horário estendido para compras. O horário de atendimento das lojas será ampliado em uma hora e ficarão abertas das 10h às 23h dos dias 20 a 23 de dezembro.

10 - Goiabeiras Shopping 

Já no Goiabeiras Shopping o clima de natal é inspirado pela temática circense. A decoração “Circo de Natal Goiabeiras” fica localizada no piso térreo e foi escolhida para fomentar o lúdico com interatividade.

“É um tema irreverente, que mexe com toda a família. Circo é alegre e todo mundo gosta, então buscamos agradar desde a criança até os avós, com uma decoração contemplativa e interativa. É o glamour do circo de antigamente somado a magia do natal”, contou a gerente de Marketing Tassia de Carvalho.

No Goiabeiras Shopping, as crianças também poderão visitar o Papai Noel, todos os dias, no primeiro piso até o dia 24 de dezembro, das 13h às 21h.

Ednilson Aguiar/Olivre

clóvis matos

No Shopp

11 - Shopping Três Américas

E no Shopping 3 Américas tem Papai Noel celebridade! Há 18 anos, o Papai Noel Clóvis Matos trabalha no shopping para usar o cachê com um único objetivo: comprar presentes para as crianças de comunidades ribeirinhas que não têm as mesmas oportunidades que as da cidade e que moram, inclusive, em localidades de difícil acesso.

O trabalho chegou até o apresentador da Globo, Luciano Hulk, que já estava há dois anos “de olho” no Papai Noel e lhe fez uma surpresa no dia 6 de dezembro, deixando Cuiabá em alvoroço. Clóvis será homenageado pelo programa Caldeirão do Hulk no dia 23.

E você também poderá prestigiar o Papai Noel Pantaneiro no Shopping 3 Américas até o dia 24 de dezembro, quando encerra as atividades no shopping. Afinal, já no dia seguinte ele embarca rumo a comunidades ribeirinhas para concluir sua boa ação.

Leia mais