Variedades

Cultura afro: Biblioteca Pública celebra o Dia da Consciência Negra com diversas atividades

3 minutos de leitura
Cultura afro: Biblioteca Pública celebra o Dia da Consciência Negra com diversas atividades
Ana Fashion, no centro da foto, marca presença na Praça da República

Oficina de Penteado Afro, bate-papo com escritor, mediação de leitura e desfile de moda e beleza afro. Essas são as atividades culturais na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça que marcam simbolicamente o Dia da Consciência Negra, data que busca uma reflexão sobre a história, a condição atual e a inserção do povo negro na sociedade brasileira. O evento será na próxima terça-feira (19.11), a partir das 13h, e é gratuito.

A oficina de Penteado Afro será conduzida por Ana Fashion, conhecida pelo trabalho que realiza há 18 anos, fazendo tranças em homens e mulheres, na Praça da República.

Numa parceria com a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, desde 2017, Ana Fashion tem participado das ações do Dia da Consciência Negra, no Palácio da Instrução. A oficina conta com 20 vagas gratuitas.

“De tranças rasteiras a dreads, as pessoas usam cada vez mais diferentes técnicas para exaltar seus cabelos naturais e valorizar a cultura negra”, explica Ana Fashion. Ao final, os participantes são convidados para um desfile que tem o objetivo de mostrar a beleza da moda afro. Para facilitar a organização, a Biblioteca abriu inscrição online, que pode ser confirmada gratuitamente por este link ou direto na Biblioteca.

Em uma parceria com a Paulus Livraria, as atividades incluem o bate-papo com o escritor nigeriano Sunday Ikechukwu Nkeechi, conhecido como Sunny. Com quatro livros publicados no Brasil (Contos da lua e da beleza perdida, As aventuras de Torty – a tartaruga, O natal de Nkem, Ulomma – a casa da beleza e outros contos), ele conta as histórias e fábulas milenares da tradição oral nigeriana, em obras de literatura infantojuvenil. O bate-papo será com estudantes do ensino fundamental.

O evento ainda contará com apresentação cultural de capoeira, e mediação de leitura. As atividades ocorrerão das 13h às 17h. Para mais informações (65) 3613-9240/9230 e bibliotecaestadual@secel.mt.gov.br.

Casa Dom Aquino

Outra ação realizada este mês, voltada à valorização da cultura negra, ocorre no Museu de História Natural Casa Dom Aquino. A Oficina de Dança Afrohouse, com o multi artista moçambicano Hermínio Nhantumbo, é oferecida aos sábados, com início no dia 16 de novembro.

Hermínio Nhantumbo circula por todo país em projetos que integram dança, música, artes cênicas e artes plásticas. Participou de festivais nacionais e internacionais, e hoje vive em Mato Grosso.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas diretamente neste link. As aulas serão ministradas das 17h às 18h, e a mensalidade é de R$ 100. Mais informações: (65) 3634-4858 / 3052-8062 / casadomaquinomuseu@gmail.com

Feriado da Consciência Negra

O dia 20 de novembro foi escolhido para relembrar a história do povo negro no país, o sofrimento imposto desde o período colonial e a luta pela liberdade, por direitos civis e pelo reconhecimento de sua cultura. A data marca a morte de Zumbi de Palmares, o maior líder de um dos mais conhecidos quilombos da história da escravidão no Brasil, o Quilombo dos Palmares.

O dia da Consciência Negra é comemorado no país, sendo feriado nos estados de Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e Rio Grande do Sul, além de mais de mil cidades do Brasil.

(Com assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes