12 de janeiro de 2018 - 10:31

Existe copo certo pra beber cerveja?

Como há diversos tipos de cerveja, cada um com um aroma e sabor diferente, os copos auxiliam a captar essas nuances

Vinicius Masutti

cerveja.me

Pra começar, o importante é ter cerveja pra beber né? Mas existe sim copo ideal para beber cerveja, e ele vai depender do estilo da cerveja. E não, não é uma frescura, porque como você já leu por aqui, existem centenas de estilos de cerveja, cada um com suas características sensoriais, e os copos são desenvolvidos para ressaltar essas características e garanto á você, fazem toda a diferença. Não vamos falar de todos os copos, mas vou mostrar pra vocês o mínimo que precisa ter em casa, se pretende saborear cervejas da melhor forma possível.

Uma cerveja qualquer, bebe-se em qualquer copo, mas se você está interessado em explorar ao máximo os aromas e sabores de uma cerveja, é preciso ter alguns copos em casa, portanto aqui vai uma breve lista deles.

 

Copo Americano

Esse você conhece né? É onipresente nos botecos. Se chama “copo americano” mas é bem brasileiro e é usado apenas por ser barato. Não vai ajudar na degustação de uma boa cerveja e está na lista por questões culturais. O copo americano está para o Brasil, como o caneco está para o alemão, ou seja, é usado por tradição, mas não valoriza a cerveja.

 

Copo Tulipa

Essa, senhoras e senhores, é a verdadeira “tulipa”, porque o seu formato lembra a flor tulipa (dê um google aí). Essa taça sim valoriza muito a cerveja. Seu formato ajuda na volatização dos aromas, contribui na manutenção da espuma e também garante que ao dar o gole, a cerveja inunde toda a língua, por isso aquela “voltinha pra fora”. É o que chamamos de taça coringa, e serve bem quase todos os estilos. Experimente servir a mesma cerveja no americano e na tulipa, verá a nítida diferença.

 

Copo Weiss

Este é o copo weizen ou weiss, feito específicamente para cervejas de trigo alemãs, cujo o nome do estilo é justamente esse, Weiss. Esse tipo de cerveja não é filtrada e por isso a garrafa deve ser servida inteira no copo que portanto, tem capacidade para cerca 540ml. Os resíduos na não-filtração que são importantes para o sabor, tendem a se depositar no fundo do copo, por isso sua base é chata. Assim que é dado o gole, esses resíduos recirculam, por causa do formato longilíneo do copo. E a ponta, mais bojuda ou “gordinha” serve pra manter a espuma abundante do estilo.

 

Taça Snifter

Essa é a taça “snifter” e é usada para cervejas mais complexas e alcoólicas. Também é usada para conhaque por exemplo. A ideia é que apesar de ser uma taça, as mãos entrem em contato com o vidro e aqueça levemente o líquido. Quanto maior a temperatura, mas liberação de aromas. Em estilos alcoólicos, a formação de espuma é menor, por isso a forma “fechada” da ponta da taça, para ajudar a reter a espuma.

Existem ainda inúmeros tipos de copos, cada um para estilos específicos, mas pra facilitar e ainda poder apreciar melhor sua cerveja, esses são os que recomendo que tenha em casa. A Tulipa por ser uma taça coringa, o copo Weizen para beber cervejas de trigo, a taça snifter para estilos mais potentes, complexos e alcoólicos e também o copo americano, para o churrascão do fim de semana.

Saber beber bem é uma questão de qualidade de vida, e se vai beber melhor, os copos ideais podem potencializar ainda mais a experiência. Saúde!

Vinícius H. Masutti