29 de dezembro de 2017 - 11:19

A cerveja certa para a Virada do Ano

Sua escolha vai depender muito de como será a ceia que você fará

Divulgação/Pixabay

Cerveja Lager

Não, não existe a cerveja certa para passar a Virada do Ano, ao contrário do que disse no título. Isso porque vai depender muito de como será a ceia que você fará. Mas, há escolhas mais adequadas para cada tipo de comida e é disso que vou falar hoje. Lembra que na semana passada começamos a falar de harmonização, né? Pois hoje seremos mais práticos e diretos e aqui vou sugerir estilos de cerveja que harmonizam melhor com certos pratos, tradicionais nessa época do ano. Pois então, vamos lá

Na semana passada, disse que uma regra geral da harmonização é combinar a intensidade do prato com a da cerveja e procurar estilos em que os sabores da cerveja se assemelham aos da comida. Portanto, vamos ao cardápio e suas harmonizações.

Peixes/bacalhau: Para esse tipo de carne, procure cervejas mais claras, menos amargas, com certo dulçor e acidez. Cervejas de trigo, como a Weissbier, vão muito bem, porque têm corpo médio, um toque de dulçor e acidez e notas frutadas que combinarão com a carne. Pode escolher também uma Witbier, cerveja de trigo também, mas feita sempre com especiarias, normalmente com casca de laranja (ou outra fruta cítrica) e semente de coentro. Esses sabores vão temperar o peixe. Para ser mais preciso, usaria a Weissbier para o bacalhau e a Wit para outros peixes.

Aves assadas: Se na sua ceia, vai ter peru, chester ou tender, precisamos de uma cerveja um pouco mais escura, puxando para o castanho, com notas de malte tostado. Eu indico uma Amber Lager, Vienna Lager ou ainda uma Dunkel, porque nesses estilos, se sobressaem notas tostadas, remetendo à casca de pão e castanhas, que certamente vão harmonizar com a aquela pele caramelizada da ave e, ao mesmo tempo, não são cervejas tão intensas ao ponto de suprimir os sabores delicados da carne.

Pernil ou Lombo: Caso a carne suína seja a preferência na sua ceia, opte por cervejas bem maltadas, de preferência com notas intensas de tosta. Minha sugestão são cervejas dos estilos Bock, Altbier e Brown Ale, porque elas têm notas tostadas dos maltes, mas também intensidade de corpo e álcool suficientes para lidar com a untuosidade da carne de porco. Também pode procurar por um estilo chamado Rauchbier, que é feito com malte defumado.

Frutas e castanhas: Se você vai de leve nessa ceia, e prefere ficar só nas frutas e castanhas, talvez seja interessante arriscar numa cerveja escura, com notas torradas como a Stout ou Porter. As notas torradas, que vão lembrar café e chocolate meio-amargo farão um contraste interessante com o dulçor das frutas. Essas cervejas também vão bem com doces à base de chocolate ou cremes brancos. Mas também pode tentar com cervejas tipo “Sour”, cervejas azedinhas que combinam bem com frutas, procure por estilos como Berliner Weisse.

Saladas: Leveza e sutileza do prato pedem leveza e sutileza da cerveja. Portanto, se sua escolha for salada, procure cervejas claras e leves como a Pilsen (mas uma pilsen de verdade, falei delas aqui), porque seus sabores sutis de cereal e seu amargor presente, mas moderado, combinam bem com salada, principalmente de folhas. Mas pode usar a Witbier, que, como contei antes, é uma cerveja “temperada” com especiarias, e portanto harmoniza bem com a salada.

Garanto que se tentar uma dessas vai se impressionar com o poder da combinação certa entre cerveja e comida. Para acertar, procure um empório ou bar especializado e peça pelos estilos, ou procure por eles na gôndola do supermercado mesmo. Depois, é só colocar pra refrigerar (falamos da temperatura ideal aqui) e comemorar a Virada do Ano com estilo, ou melhor, com vários estilos. Saúde, feliz Ano Novo e boas harmonizações!

Vinícius H. Masutti