14 de agosto de 2017 - 12:28

Veja 10 maneiras de fazer seu currículo bombar em tempos de crise

Um currículo bem elaborado pode aumentar em até 40% as suas chances de ser chamado para entrevista

Danillo Rodrigues

, da Redação

Divulgação

Currículo

Montar um currículo nada mais é que preparar um bom cartão de visitas. Ele funciona como a “primeira impressào” que o estudante ou profissional que procura trabalho vai deixar nos selecionadores. E justamente por ser algo aparentemente simples que alguns cuidados precisam ser observados. Sobretudo no atual momento do país, onde o desemprego afeta 14 milhões de brasileiros.

Para te ajudar, elencamos algumas medidas que podem te ajudar na procura por um trabalho.Pense sempre o seguinte: um recrutador não gasta mais de 40 segundos com cada currículo e um currículo bem elaborado pode aumentar em até 40% as suas chances de ser chamado para entrevista. Confira 10 dicas para o seu currículo bombar nesses tempos de crise:

1 - Objetivo e sucinto

O seu currículo deve ser objetivo e sucinto. Deve ter no máximo duas páginas. A fonte sugerida é Arial 10 ou 12 (que propicia boa leitura), sempre com informações na ordem decrescente (último, penúltimo e antepenúltimo).

2 - Informações Pessoais

Devem constar: nome Completo, idade, estado civil, nacionalidade, bairro, cidade e estado onde mora. Sugiro informar se possui carteira de motorista, veículo próprio e disponibilidade de viagem. Isso pode fazer uma grande diferença.
Não devem constar: endereço completo (por questões de segurança) e número de documentos.

3 - Informações atualizadas para contato

Tenha no mínimo dois telefones para contato, preferencialmente um fixo e um celular. Mesmo hoje em dia é importante ter um telefone para recados, além do e-mail e link do seu Linkedin. Cada dia é mais importante ter um perfil nessa rede.

4 - Áreas de atuação

Informar no currículo as áreas que pretende atuar. Exemplo: área administrativa, financeira, contábil, jurídica, etc.

5 - Formação escolar ou acadêmica

Se você tiver apenas a formação do ensino fundamental ou médio, é interessante citar o nome da escola, série, turno e status (se está cursando ou concluído). No caso do ensino superior, coloque o nome da instituição, curso, semestre, turno e ano de formação, se estiver completo.

6 - Experiências Profissionais

Sempre do último para o primeiro. Dessa forma, o selecionador terá uma visão melhor da performance do profissional. Nessa apresentação, coloque as informações básicas: empresa, período, cargo, atribuições. Detalhe todas as atividades que desenvolveu na empresa.

7 - Cursos Extra-Curriculares

Em geral, os profissionais que possuem um currículo rico em treinamentos, sejam cursos, palestras, workshops, serão aqueles que terão os melhores cargos e maiores salários nas empresas. Vale muito a pena investir em você e mencionar esse investimento no currículo

8 - Informações Adicionais

Empresas buscam pessoas que tem facilidade de relacionamento, que pensam no coletivo, ajudam ao próximo. É um grande diferencial, tanto para sua vida quanto para o seu currículo, falar outras línguas, sobretudo inglês, e ter experiência no exterior. É quase uma demonstração prática que você sabe como lidar com pessoas.

9 - Referências Pessoais e Profissionais

Inserir referências no currículo é muito importante. Portanto, peça sempre autorização para a pessoa que você gostaria de inserir no documento e sempre faça a pergunta: "você me recomendaria?”

10 - Networking

A rede de relacionamentos deve ser seu maior aliado na procura pelo tão sonhado emprego. Pesquisas mostram que ela ajuda em até 70% no sucesso. Fique atento como você é avaliado pelos seus amigos, familiares e ex-colegas de trabalho. Valorize e respeite todas as pessoas a sua volta, pois a sua referência no próximo emprego pode depender disso. Lembre-se: a cada 10 recrutadores, apenas 1 não olha as suas redes sociais. Fique atento!

Para terminar, sugiro duas pequenas reflexões na busca por um trabalho: 1 - O que tenho feito para me tornar requisitado pelo mercado de trabalho? 2 - Eu me contrataria?