10 de novembro de 2017 - 12:40

Se liga nas dicas para a segunda prova do Enem

Colégio Maxi

, da Redação

No próximo domingo (12), ocorre o segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. Uma parte será dedicada às Ciências da Natureza e é bom ficar ligado porque a tendência, segundo o professor Luiz Eduardo Saragiotto, do Colégio Maxi, é de uma cobrança maior em relação a temas que estiveram em alta este ano.

Outra disciplina temida pelos que fazem a prova é a Matemática e o Colégio Maxi tem até um gráfico com as matérias que mais caem na prova. Claro que o tempo agora é curto para estudar tudo, então foca naquele conteúdo que não está 100%, mas também não é o momento de desespero. Se liga nas dicas.

Entre os assuntos mais cobrados dentro da área da Ecologia, o professor Saragiotto acredita que estarão os relacionados à cadeia alimentar, à poluição atmosférica e da água e à preservação ambiental. Os conceitos de evolução também caem bastante, então é bom dar aquela relembrada em lamarquismo (criada pelo biólogo francês Jean- Baptiste Lamarck), darwinismo (criada por Charles Darwin) e neodarwinismo.

Em relação à Fisiologia Humana, o professor sugere especial atenção ao diabetes e ao controle da glicemia no sangue, que é feito por meio de dois hormônios: insulina e glucagon. O processo de digestão e o funcionamento do sistema respiratório também entram na lista. Neste último, podem ser cobrados conhecimentos sobre o “mal das alturas” e processos de asfixia por monóxido de carbono em túneis engarrafados por
carros ou em situações de incêndio.

Dentro da Genética os conceitos mais abordados envolvem a transgenia e o DNA. “Não esqueça que uma situação bastante abordada no Enem está relacionada com o Exame de DNA em situações de acidente, tanto o DNA nuclear quanto o DNA mitocondrial”, avisa.

Na Bioquímica, vale dar uma atenção especial ao papel do colesterol, que tem uma fama de malvado, mas na verdade é superimportante para o corpo humano. “Precisamos dele para produzir os hormônios sexuais, a membrana celular e também para a produção da bile, líquido que ajuda na digestão das gorduras”, explica. “Outra coisa muito abordada é a proteína, principalmente envolvendo os conceitos de soro e vacina”, acrescenta.

As doenças prometem ganhar espaço na prova, com um foco maior na Febre Amarela, que foi muito comentada este ano. “É uma doença transmitida pelo Aedes Aegypti, que também transmite Zika, Chikungunya e a Dengue”, lembra. Se for para dar uma atenção especial a algum dos causadores dessas doenças, Saragiotto sugere o Zika Vírus, pois podem cair questões sobre a doença causada e os sintomas principais.

Na Matemática, a boa e velha regra de três é uma das mais exigidas nas provas do Enem, além de gráfico e tabelas, o favorito dos elaboradores. Conjuntos numéricos e porcentagem são outros conteúdos bastante cobrado na prova.

Colégio Maxi

Planilha dos assuntos que mais caem no ENEM

Não dá para deixar de lado a parte de Geometria e ai neste quesito entra a plana, aquela que estuda as figuras que não possuem volume; a espacial - lembrou do cubo, tetraedros e aquelas figuras que possuem mais de duas dimensões? - Então, esta mesmo. E ainda tem aquela mais complexa que é a analítica, que relaciona a geometria com álgebra.

E qual a probabilidade de ir bem na prova de Matemática? Pois é, este também é conteúdo da prova, além da estatística e função de primeiro grau.

Bom, agora o lance é dar uma revisada básica, relaxar, a dica é sempre a mesma. Procure dormir muito bem na noite anterior à da prova, não se deixe levar pela ansiedade e o nervosismo. E o mais importante, organize-se para não chegar atrasado. Além de perder o Enem, você ainda pode virar alvo de memes.