05 de setembro de 2017 - 06:00

Saula Ouverney

Saiba como ajudar uma ONG de animais

Há muitas formas de contribuição, desde a doação de produtos e dinheiro até o apadrinhamento dos bichos

Saula Ouverney

, da Redação

Há quem diga que a forma como tratamos os animais esteja relacionada ao respeito e à maneira com que nos relacionamos com o nosso semelhante. Dessa forma, para quem ama esses bichinhos de quatro patas, é praticamente impossível ver um na rua e não se sensibilizar com seu sofrimento. Eles estão por toda parte e vem conquistando seu espaço. Para algumas pessoas, são considerados como membro da família.

Mas o que fazer para ajudar se temos pouco tempo durante o dia?

Devido ao grande número de abandonos, existem entidades sem fins lucrativos que visam o bem-estar desses bichinhos. São pessoas que conciliam os resgates com o trabalho, se dedicam a ajudar esses seres em sofrimento e vão além dos seus limites. Uma causa um tanto quanto nobre e difícil, já que sobrevive de doações e, na maioria das vezes, se mantém com a ajuda dos próprios voluntários do abrigo. Uma força tarefa que somente é possível devido a um grande esforço coletivo.

São muitos os pedidos de ajuda recebidos pelas Organizações Não Governamentais (ONGs), porém somente os casos mais graves podem ser atendidos, uma vez que geralmente estão super lotadas. Há um limite de espaço físico a ser respeitado e um alto custo mensal.

Caso você tenha afinidade com a causa e queira fazer parte desta corrente do bem, seguem abaixo algumas sugestões de formas para ajudar:

Doações: Produtos de limpeza, jornais, medicamentos, rações, recurso financeiro para pagamento de clínicas e veterinários. Todas as formas de auxílio são bem-vindas!

Lar Temporário: Uma vez que as ONGs estão sempre no limite de lotação dos canis, o lar temporário enquanto o animal estiver em tratamento ou até que encontre um possível adotante é muito importante.

Apadrinhamento: Você pode se responsabilizar por um pet assumindo suas responsabilidades mensais, fazendo uma visita e dando carinho.

Produtos das ONGs: Algumas ONGs vendem produtos que auxiliam no pagamento de algumas despesas. Comprando, você estará ajudando.

Serviços: Ajudar na limpeza, na construção de novos ambientes; desenvolver eventos para arrecadar fundos, oferecer o transporte em caso de necessidade, se responsabilizar pela atualização e divulgação do site, manutenção das redes sociais, responder e-mails, divulgar os animais para adoção, desenvolver projetos de conscientização.

Como você vê, são várias as formas de colaborar, diversas as necessidades em que você possa acrescentar seu conhecimento e fazer a diferença. Entre em contato com uma ONG da sua cidade.

Certifique-se se ela está devidamente regulamentada, se possui prestações de contas. Seja um voluntario e ajude estas entidades a continuar salvando vidas!