29 de agosto de 2017 - 08:30

Saula Ouverney

Por que adotar ao invés de comprar?

Ao levar para casa um bichinho do abrigo, você está ganhando o amor de um animal carente e ajudando a melhorar o mundo ao seu redor

Saula Ouverney

, da Redação

O Brasil é um dos países no mundo com o maior número de animais abandonados nas ruas. Por outro lado, existe todo um mercado que coloca cães e gatos como matrizes de reprodução, sendo criados sem o devido amor e carinho que devemos dedicamos aos pequeninos.

Por mais que haja muita gente séria envolvida na criação de cães e gatos, há também denúncias da existência de criadouros clandestinos e canis não fiscalizados, onde animais são obrigados a procriar em lugares insalubres, além dos limites de suas forças.

No Brasil há leis que exigem que todo criadouro tenha uma licença e um veterinário responsável, porém, na prática, isso nem sempre acontece. E cuidados básicos deixam de ser seguidos.

Profissionais da área indicam que uma cadela deve cruzar no máximo a cada dois cios, o que não é respeitado por alguns criadouros. O cruzamento de uma fêmea em todos os cios causa infecções, principalmente de útero e mama, prejudicando também a saúde dos filhotes.

Infelizmente são muitas as formas de exploração e maus tratos aos animais e aquele cãozinho engraçadinho que você vê em um pet shop pode ter passado por isso. A maioria dos amantes e defensores dos animais já conhecem essa prática e lutam para mudar essa triste realidade.

O número de abandono por diversas razões é altíssimo, e as Organizações Não Governamentais (ONGS) não conseguem abrigar a todos.  

Além de não possuir estrutura suficiente, geralmente estão super lotadas e recebem pouquíssima ajuda para se manter.

Adotando um animal, você não só ajuda a resolver um problema social, como pode também dar uma vida mais digna a ele. Além de conquistar o amor de um bichinho, você terá um papel importante na melhora do mundo ao seu redor.

Um animalzinho em abrigo recebe todo o suporte para viver bem, porém, como são muitas as tarefas a serem executadas, como limpeza, medicação, banho, sobra pouco tempo para dar todo o carinho e atenção a todos.

Nos abrigos, você encontra animais de todas as cores, tipo de pelagem e tamanhos. São bichos cheios de vida que, apesar do seu histórico sofrido, nos dão lições de amor, perdão e ternura. Eles também possuem facilidade de adaptação e podem encher sua casa de alegria.

A dedicação que você dá a ele é retribuída da forma mais simples e pura que se possa imaginar. Se no seu coração há um espacinho sobrando, pense na oportunidade da adoção. Adotando você ajuda a quebrar alguns preconceitos de que somente um cãozinho de raça vale a pena. Adotando você estará ajudando a salvar uma vida! Faça uma visita a um abrigo e encontre seu amigo de patas.