22 de agosto de 2017 - 07:00

Saula Ouverney

10 razões para amar um cachorrinho

Desde aspectos práticos do dia a dia até a mais pura e sincera forma de amar contribuem para esse sentimento

Saula Ouverney

, da Redação

Não é à toa que os cães são considerados os melhores amigos do homem. Com o passar dos anos e da convivência, os laços entre humanos e cachorros se estreitam e, se no começo a ideia era apenas ter um cão de guarda, por exemplo, algo maior acaba acontecendo.

O olhar tão terno e puro dos cães revela o que ele se tornou afinal: um companheiro leal. Esses nossos amigos foram conquistando seu espaço ao longo das eras e chegaram intrigar a ciência: como podem duas espécies diferentes se dar tão bem? É algo único em todo o reino animal.

Pode parecer algo simples de entender para aqueles que, como eu, são encantados com os cãezinhos. Mas outras tantas pessoas talvez nunca tenham parado para pensar no assunto. Por isso, separei 10 razões para amar os cachorros. Confira:

1- Para um cão você não precisa ter bens materiais ou status para ser amado. Ele não está preocupado com a roupa que você usa, com o carro que você dirige ou com o cargo que você ocupa; esses valores estão bem distantes da realidade dele.

2- Os cães são tão fantásticos que eles podem servir de olhos para pessoas com deficiência visual. São os famosos cães-guia.

3- E não para por aí. Alguns cachorros não apenas te amam, eles servem como verdadeiros guardas para a casa das pessoas que eles amam. Quem nunca ouviu falar dos cães de guarda?

4- Fazem bem para a saúde ao modificar o nosso estado emocional. O contato com eles nos deixa mais calmos e felizes. A interação com um cachorro pode estimular a endorfina, ocitocina e dopanima, hormônios neurotransmissores associados à felicidade e ao bem estar.

5- Ajudam no combate a algumas doenças. O contato com cães pode ser terapêutico, auxiliando pessoas com depressão, problemas cardíacos e fibromialgia, além de crianças com autismo e deficiências mentais.

6- Aumentam a imunidade. Os riscos de uma alergia ou eczema podem ser reduzidos em até 50% para quem tem um cão em casa.

7- Incentivam você a fazer atividade física. Uma caminhada é benéfica para ambos. Assim como ele precisa gastar energia, você também pode se exercitar e beneficiar sua saúde ao lado dele.

8- Te ajudam a ter uma vida social mais ativa. O contato com eles te torna mais afetivo e comunicativo. Um passeio com seu cão, pode proporcionar encontros e boas amizades, conversas, trocas de experiências e muitas risadas.

9- Não te decepcionam. Devido ao seu sistema sensorial aguçado, os cães captam expressões no ar. Manifestam sentimentos e emoções permitindo que laços afetivos sejam criados e jamais esquecidos.

10- Eles nos ensinam a ser pessoas melhores. Através de uma série de cuidados para tratar um cão, aprendemos a ter mais paciência e responsabilidade. Um bifinho roubado, uma sujeira fora do lugar, uma travessura inesperada serão irrelevantes diante de tanto amor recebido.

Enfim, só quem tem um cachorro em casa, pode entender o amor incondicional que eles nos oferecem, o que é ter alguém que reconhece a sua voz de longe, o barulho do motor do seu carro; o que é ter alguém que te espera o dia todo e não vê a hora de você chegar. Só quem tem um cão sabe o vazio imenso que eles deixam quando se vão!

Ter um cão te torna uma pessoa mais forte e feliz! Abra o seu coração e lembre-se que os abrigos da cidade estão super lotados, que são muitos a espera de um dono. Faça uma visita e encontre o seu novo amigo, ele provavelmente esteja ansioso a sua espera!