26 de outubro de 2017 - 13:30

Pensamento crítico filosófico como ferramenta para redação

Apesar de muitas vezes termos opinião sobre tudo, não conseguimos expor argumentos e intervenções para esses problemas

Douglas Aparecido Remonatto

, da Redação

Divulgação/Pixabay

Pensamento filosófico

Pensar sobre questões filosóficas pode auxiliar na redação do Enem

Quando somos confrontados a formular uma redação sobre problemas sociais e filosóficos, percebemos que, apesar de muitas vezes termos opinião sobre tudo, não conseguimos expor argumentos e intervenções para esses problemas.

A filosofia nos ajuda a pensar mais profundamente sobre o mundo que está à nossa volta, proporcionando assim a capacidade de aperfeiçoar os critérios dos nossos argumentos e opiniões.

A minha dica é aprender a utilizar o pensamento crítico filosófico como ferramenta na elaboração de temas de redação.

A filosofia pode ajudar os alunos a se preparar de forma diferenciada, através do exercício do pensamento e da incorporação de referencial teórico relevante, para que sua redação se destaque, não caia no senso comum.

Nesse sentido há duas palavras-chaves: Sociedade e Ética.

Praticamente todas as redações trabalham com questões ligadas diretamente com problemas sociais profundos. Logo, é indispensável termos na ‘manga’ um filósofo ou sociólogo que nos dê suporte para olharmos os problemas sociais com toda sua complexidade.

Nesse sentido posso destacar o pensamento do filósofo e sociólogo alemão Max Weber. Para Weber, a sociedade é como um teatro, com atores sociais, que possuem respectivamente papeis sociais. O filósofo ainda imaginou que nessa peça de teatro também encontramos “Diretores” que seriam as instituições sociais (públicas e privadas).

Pode parecer um detalhe a mais, mas somente de termos esse paradigma de Weber ao nosso alcance já é possível enxergar problemas sociais e suas possíveis soluções com mais facilidade.

A ética como estudo de valores também é muito importante, pois mesmo quando não aparece explicitamente no texto da redação, cabe ao campo da ética pensar quais são os valores a serem usados para alcançar a solução de um problema social que diz respeito aos direitos humanos, e que vise alcançar um futuro melhor e uma vida mais digna para todos.

Douglas Aparecido Remonatto é professor de Filosofia no Colégio Maxi