16 de outubro de 2017 - 06:00

Adolescentes devem levar o celular para a escola?

Sobrevivi à escola sem celular. Se precisasse falar com minha mãe, poderia usar o telefone da secretaria. Fiz isso pouquíssimas vezes

Débora Nunes

, da Redação

Itaci Batista/Estadão Conteúdo

Celular acesso internet móvel telefonia

Adolescentes devem levar o celular para a escola?

Vivo com essa dúvida há algum tempo.

A escola do meu filho não proíbe a entrada de aparelhos no prédio, embora não permita o uso dentro da sala de aula.

Falo por mim: não funciona.

Como deixa a responsabilidade à critério dos alunos, é óbvio que a maioria deles (inclusive meu filho) está sempre com as mãos no celular.

Penso nos benefícios.

Facilita a minha vida, sim.

Sinto que tenho acesso direto ao meu filho durante todo o dia. É um alívio, principalmente por ele estudar em período integral.

Já resolvemos vários problemas nos últimos anos: mudanças no horário de saída, necessidade de levar algum trabalho ou calçado esportivo, pedidos para os amigos irem em casa e até alguma dor que tenha aparecido no meio do dia.

Mas e o preço de tamanha acessibilidade?

Se está disponível em qualquer momento, significa que está de olho no celular constantemente. Quer dizer que, se fala comigo, pode também estar falando com amigos, conhecidos e até desconhecidos. Pior: pode estar jogando enquanto deveria estar atento àquela explicação do problema de matemática. E mais: em vez de estar lá para aprender, pode estar apenas com o aparelho matando o tempo.

Ah, os dilemas modernos.

Sobrevivi à escola sem celular. Se precisasse falar com minha mãe, poderia usar o telefone da secretaria. De verdade, lembro de ter usado o aparelho pouquíssimas vezes para conversar com meus pais no período escolar.

O dilema de celulares na escola não é só meu. É seu. É nosso. É do mundo, aliás. Pesquisas apontam que alunos com acesso ao aparelho aprendem bem menos do que aqueles que não o usam na sala de aula.

Se proibir o uso de celulares é muito radical, que tal confiscarmos até a hora do intervalo?

Não posso garantir que seja a saída, mas algo tem que ser feito. Você tem alguma ideia?

Assinatura Debora Nunes