14 de julho de 2017 - 07:00

Chile pode ter terremoto com reflexo em MG nos próximos dias

A minha esperança, com esses cálculos, é a de conseguir ajudar a população a se prevenir

Aroldo Maciel

, da Redação

pautas@olivre.com.br

Entre os dias 17 e 19 deste mês, há forte possibilidade que haja um terremoto nas imediações das cidades de Araucania e Valparaíso, no Chile. Esses eventos, identificados nos cálculos que há mais de sete anos venho fazendo, podem ter uma magnitude de até 6,6 pontos na escala richter, o suficiente para ser sentido em Minas Gerais, cujas placas tectônicas estão correlacionadas ao Chile.

Eu compartilhei essa informação em uma rede social dias atrás. A minha esperança, com esses cálculos, é a de conseguir ajudar a população a se prevenir. Diversas vezes consegui essa façanha.

Utilizo um método que ainda não é reconhecido pela comunidade científica, já que fui eu mesmo que criei a partir de muita observação e da percepção de que os terremotos são, de alguma forma, conectados.

Terremoto do século
Há alguns dias, comecei a receber e-mails devido a um abalo que ocorreu no Mar do Japão. As pessoas relacionaram esse tremor com um artigo de autores franceses, que teriam previsto que o “terremoto do século” ocorreria em Valparaíso, no Chile, em algum momento.

Um certo pavor se espalhou e passei uma tarde tentando acalmar pessoas que sofrem com o pânico de tremores. Acredito que esse evento no Japão não será o início do tal “grande terremoto”.

Para que entendam bem o que vem acontecendo, precisamos voltar ao assunto de sempre. Existem previsões de mega terremotos para todas as partes do mundo, e isso não é novo. Muito se falou sobre o chamado Tokay do Japão - evento que supostamente dividiria a ilha em questão de minutos - ou mesmo o grande terremoto da falha de San Andreas, na Califórnia, que virou até filme.

O modelo que eu defendo necessita de um tremor precursor para tentar calcular um terceiro evento - e isso é que deixa muita gente de cabelo em pé. Nesse método, as previsões são mais próximas ao momento em que o abalo irá ocorrer. Mas o pavor das previsões de longas datas vem deixando muita gente desconfortável nos últimos dias.

Não acredito muito em previsões centenárias, e mesmo o que eu venho propondo está longe de substituir a cultura sísmica e de preparação proposta pelos órgãos responsáveis. Esses rumores de eventos apocalípticos servem mais para desinformação do que para auxiliar a população.

Existem pessoas com idades entre 80 e 90 anos em Iquique, no Chile, que nasceram e cresceram esperando esse suposto evento. Mas ele nunca ocorreu. Ao invés das previsões de centenas de anos, fico com as previsões mais próximas, onde posso tentar ajudar as pessoas.

Aviso aos navegantes
Volto a publicar artigos semanalmente como colunista do Livre. Minha coluna vai sair às quartas e sextas. Convido a todos que acompanhem o meu trabalho. Um forte abraço aos leitores.

 

Assinatura Coluna Aroldo

06 Comentário(s)

Felipe - 20.07.2017

Creo que debería reconocer que su método tiene graves falencias. Ud pronosticó un sismo de magnitud 6.6 y nada ocurrió. El alertar a la población de sismos de esa magnitud conlleva una gran responsabilidad. Ud debe compartir su método para que sea revisado y perfeccionado. Ud debe publicar su trabajo para que de haber mérito en él pueda aportar al conocimiento de la tierra. Ud ganará respeto mundial y salvará vidas. Publique su trabajo

Yanet - 16.07.2017

Agradezco al Universo Amoroso tener el privilegio de creer en sus predicciones Aroldo Maciel. Saludos fraternos.

Carlos Clay - 15.07.2017

Tenho acompanhado seu trabalho que é de grande valia para as pessoas que vivem em áreas de risco. Parabéns!

Carlos O. Espinoza - 14.07.2017

Muchas Gracias x la información. Como Chilenos sabemos que vivimos en uno de los lugares más sísmicos del mundo y con mayor actividad volcánica,....Y estamos agradecidos x sus previsiones para estar alertas. Un Abrazo estimado Aroldo Reciba nuestra gratitud y respeto

Carlos O - 14.07.2017

Muchisimas gracias Aroldo Siempre es muy grato leer tu trabajo y por eso te felicitamos Algun dia sera reconocido lo que tu haces por la gente y sabemos que Dios te recompensara por tu labor tan util para la humanidad Recibe un fuerte abrazo y felicitaciones por tu trabajo Mil gracias Carlos O

Cecilia Andrea Viñiales - 14.07.2017

Estimado Aroldo, buenas tardes Agradecida por todo el tiempo , estudios y trabajo que le ha dedicado y dedica a este tema Esperando que su trabajo sea reconocido como es debido Por favor no preste oidos a comentarios venenosos, usted no le debe explicación a sus Amig@s, porque no la necesitan, no le debe explicación a sus enemigqs, porque no le creerán y no le debe explicación a los estúpidos, porque nunca entenderán. Por favor continúe con su investigación e informes Un afectuoso saludo desde Valparaiso - Chile