11 de agosto de 2017 - 13:57

A necessidade é a mãe de todas as invenções

No trabalho de peneirar os dados sobre atividades sísmicas, há necessidade de realizar análises estatísticas e muita observação

Aroldo Maciel

, da Redação

Analisar dados sobre eventos sísmicos é somente uma das tarefas do meu dia a dia. O trabalho é muito similar ao de um perito criminal: existe a necessidade de ser observador, disciplinado, eficaz, cauteloso, detalhista e escolher palavras que deixem as pessoas alertas, e não em pânico

Quando um evento ocorre em uma parte do globo distante da América do Sul, parte da população já espera um alerta. Inicialmente, isso não deveria significar muito para países como Peru, Chile ou Equador, mas confirmações de eventos sísmicos nos prazos estipulados em previsões podem sugerir uma boa margem de acertos.

Acredito estar no caminho, mas a procura por informações vinda de diversos países tornou impossível fazer o trabalho de previsão sozinho. No passado, iniciei o projeto Quakeredalert. Mas tive que descontinua-lo por falta de verbas, apesar dos bons resultados.

Recentemente recebi apoio de um empresário em Cuiabá e estou voltando com o projeto. Nesse retorno, teremos a contribuição de doutores e mestres em varias áreas do conhecimento, que vão desde marketing, física até professores em estatística ou mesmo linguistas.

Mas por que uma equipe tão diversa assim? Tudo que conhecemos de concreto em ciências está embasado em estudos multidisciplinares. Seja a Grécia, Roma, Egito ou Suméria, estudiosos tinham um olhar amplo e podiam dissertar sobre uma diversidade de assuntos. É o que buscamos nesse projeto.

O novo site, uma vez em operação, dará alertas de hora em hora. Fiquem atentos, será uma alegria poder voltar a essa rotina de alertas com uma equipe ainda mais qualificada.

--

La necesidad es la madre de todas las invenciones

Analizar datos sobre eventos sísmicos es sólo una de las tareas de mi día a día. El trabajo es muy similar al de un experto criminal: existe la necesidad de ser observador, disciplinado, eficaz, cauteloso, detallista y elegir palabras que dejen a las personas alertas y no en pánico

Cuando un evento ocurre en una parte del globo distante de América del Sur, parte de la población ya espera una alerta. Inicialmente, esto no debería significar mucho para países como Perú, Chile o Ecuador, pero confirmaciones de eventos sísmicos en los plazos estipulados en previsiones pueden sugerir un buen margen de aciertos.

Creo que está en el camino, pero la búsqueda de información proveniente de diversos países ha hecho imposible hacer el trabajo de previsión solo. En el pasado, inicié el proyecto Quakeredalert. Pero tuve que disuadirlo por falta de dinero, a pesar de los buenos resultados.

Recientemente recibí apoyo de un empresario en Cuiabá y estoy volviendo con el proyecto.

En ese retorno, tendremos la contribución de doctores y maestros en varias áreas del conocimiento, que van desde marketing, física hasta profesores en estadística o incluso lingüistas.

¿Pero por qué un equipo tan diverso así? Todo lo que conocemos de concreto en las ciencias está fundamentado en estudios multidisciplinarios. Si Grecia, Roma, Egipto o Sumeria, los estudiosos tenían una mirada amplia y podían disertar sobre una diversidad de asuntos. Es lo que buscamos en ese proyecto.

Assinatura Coluna Aroldo