28 de outubro de 2017 - 06:00

Conheça um dos vinhos mais versáteis: o Chardonnay

Esse vinho branco é ideal para ser consumido junto a pratos leves e combina muito bem com dias mais quentes

Ana Cristina Sucolloti

, da Redação

Divulgação/Pixabay

Chardonnay

Hoje vamos falar de uma das uvas mais versáteis: a Chardonnay!

A Chardonnay, conhecida como “a rainha das uvas brancas”, é uma das uvas mais populares do mundo, sendo produzida em diversas regiões. Procedente da Borgonha, região leste da França, foi durante muito tempo a única variedade utilizada para a produção dos vinhos mais finos da região. A facilidade do seu cultivo é responsável por ela ser hoje tão disseminada no mundo.

Dependendo da maneira como é tratada, ela pode gerar desde vinhos leves e frescos até encorpados e quentes; assim como pode estagiar em madeira ou não.

Um dos grandes motivos pelo qual a Chardonnay é considerada tão versátil é, sem dúvida, sua personalidade, uma casta fantástica e didática que se adapta muito bem aos mais diferentes solos e climas, sendo capaz de expressar o desejo do viticultor e a expressão do terroir.

Originalmente, ela é pouco aromática. Os aromas primários são de frutas cítricas, frutas, florais, amanteigados e amadeirados. Dependendo da região, ainda podemos encontrar minerais, pedra de isqueiro e esfumaçados.

Na boca, a Chardonnay também pode se apresentar das mais variadas formas. É a casta branca que mais se beneficia da fermentação em barrica e do estágio em madeira. Seus vinhos podem variar em acidez e corpo, como em frescor e untuosidade. Quando cultivada em regiões mais frias, gera vinhos mais frescos e leves, se em regiões mais quentes, o vinho ganha estrutura, untuosidade e notas de frutas tropicais maduras.

Devido à sua larga variedade de estilos, o vinho Chardonnay tem o potencial de ser combinado com um diverso espectro de tipos de alimentos. Normalmente combina com carnes brancas grelhadas ou assadas (frango, peru, tender). Se não passar por madeira, aceita bem os peixes e frutos do mar mais leves. Se o vinho for bem marcado em madeira, prefira os peixes defumados, cozinha picante asiática, guacamole, saladas com queijos fortes, pratos com molhos a base de leite de coco ou molhos brancos com nozes.

Principais regiões produtoras
França, Borgonha, Côte de Beaune – É onde a Chardonnay nasceu; Chablis – Essa é uma região única na França que faz um dos melhores vinhos brancos do mundo!

Também é encontrada na região de Champagne, Itália, Espanha, Chile, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Califórnia e claro no Brasil!

Permita-se saborear diferentes tipos e estilos de Chardonnay, é um vinho versátil e muito interessante!

Sirva em um balde com gelo, bem refrescado e delicie-se com um belo vinho branco, perfeito para nosso clima!

Sáude!

O Livre

Mini biografia Ana Cristina Sucolotti