09 de agosto de 2017 - 19:59

Produtor sofre queimaduras em 80% do corpo ao tentar conter fogo em lavoura

Imagens de incêndio em plantação de milho em Mato Grosso do Sul impressionam. Veja o vídeo

Gabriele Schimanoski

, da Redação

gabriele.schimanoski@olivre.com.br

Reprodução/Internet

fogo lavoura milho ms

Incêndio destrói lavoura de milho em Mato Grosso do Sul

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma lavoura de milho e deixou um produtor gravemente ferido em fazendas próximas ao município de Maracaju (MS).

Imagens que circulam na internet impressionam pela dimensão e proximidade do fogo a um condomínio residencial. Informações preliminares apontam que pelo menos 30 hectares foram varridos pelas chamas.

Acidente 

Na tentativa de conter o avanço do incêndio, o agricultor Edimilson Vincensi utilizou um trator com grade para fazer os chamados “aceros”, que consiste em roçar ou capinar o terreno na frente do fogo, numa distância segura, facilitando o combate.

Porém, segundo testemunhas, o trator afogou. O produtor chegou a andar alguns metros para longe do veículo, mas acabou inalando muita fumaça e caiu desacordado.

O fazendeiro foi encontrado por um funcionário da propriedade e levado para a Santa Casa de Campo Grande, onde foi constatado que ele teve 80% do corpo queimado.

Bombeiros alertam

A prática é comum em muitas propriedades - especialmente no cerrado - nesta época do ano em que os focos de calor tendem a aumentar e se espalham com facilidade com as rajadas de vento.

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso faz um alerta para que os produtores redobrem a atenção nesta época do ano e não tentem combater o fogo sozinhos. “Os funcionários da propriedade devem auxiliar o combate somente sob a monitoria dos militares do Corpo de Bombeiros”, alertou Tenente Lucas de Sousa.

O ideal, segundo ele, é que os produtores procurem colher nos horários em que a temperatura é mais amena. “Logo cedo ou depois 15h”, destacou o militar, ao lembrar que as lavouras de milho têm material facilmente inflamável.

Galeria de Fotos

Leia mais